Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

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Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas. A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas. O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações. Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra , Geometria Analítica , Funções e Trigonometria . Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas. Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sem

Lista de Exercícios Preparatória para o Profmat

A um vendedor foi fixada uma meta de fazer um certo número de abordagens e também uma meta de sucesso de venda de 60% das abordagens. Quando havia realizado 75% das abordagens, o vendedor contabilizou um sucesso de 56% sobre as abordagens já realizadas, e percebeu que deveria aumentar sua porcentagem de sucessos nos 25% restantes para conseguir atingir a meta. Quanto deve ser o percentual de sucessos sobre o restante das abordagens para que ele consiga atingir a meta de sucesso fixada inicialmente?

(A) 100 %
(B) 90 %
(C) 80 %
(D) 72%
(E) 64 %

Solução: (D)

Seja n a meta das abordagens. A meta de sucesso das abordagens é de 60%, ou seja:

60% de n = (60/100) . n = (3/5) . n

Se já foi feita 75% da meta, temos:

75% de n = (75/100) . n = (3/4) . n

Deste total 56% são abordagens de sucesso:

56% de [(3/4) . n] = (56/100) . (3/4) . n = (14/25) . (3/4) . n = (21/50) . n

Portanto, a quantidade de sucessos que falta é:

(3/5) . n – (21/50) . n = (9/50) . n

Ainda faltam 25% das abordagens para completar a meta de sucessos, ou seja:

25% de n = (25/100) . n = (1/4) . n

Pela “Regra de Três Simples”:


Abordagens
%
(1/4) . n
100


(9/50) . n
x


[(1/4) . n] / [(9/50) . n] = 100 / x

25 / 18 = 100 / x

(18 . 100) / 25 = x

72 = x

Disponível em <http://www.profmat-sbm.org.br/default.asp>. Acessado em: 01 de fevereiro de 2.011.

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