Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

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Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas. A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas. O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações. Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra , Geometria Analítica , Funções e Trigonometria . Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas. Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sem

Resolução de Questão de Concurso Público

Concurso: Processo Seletivo para Contratação de Bolsista Estagiário
Ano: 2.011
Orgão: Prefeitura Municipal de Assis
Instituição: Secretaria Municipal da Educação de Assis
Questão: 31 ~ 35


31. Um ônibus percorre 300 km em 4 horas. Quanto tempo gastará para percorrer 450 km, se aumentar a velocidade em 1/5?

(A) 4 horas
(B) 4 h 30 min
(C) 5 h 30 min
(D) 5 h 10 min
(E) 5 horas

Solução: (E)

A velocidade (v) é a razão entre o espaço percorrido pelo tempo gasto. Para percorrer 300 km em 4 horas o ônibus a velocidade do ônibus é:

v = 300 km / 4 horas = 75 km/h

Se o motorista aumenta esta velocidade em 1/5, temos:

75 km + (1/5) . 75 km = 75 km + 15 km = 90 km

Para calcular o tempo realizamos a razão entre a distância percorrida pela velocidade, então o tempo (t) gasto para percorrer 450 km a uma velocidade de 90 km/h, é:

t = 450 km / 90 km/h = 5 horas


32. Na saída de um estádio de futebol, 50 pessoas foram pesquisadas para dar a sua opinião sobre o jogo. Verificou-se que 32% dessas pessoas não gostaram do jogo. Quantas pessoas pesquisadas não gostaram do jogo?

(A) 24
(B) 20
(C) 16
(D) 12
(E) 8

Solução: (C)

Este é um problema de porcentagem que se resolve por meio da “Regra de Três Simples”:

Pessoas
%
50
100
x
32


50 / x = 100 / 32

Simplificando a fração 100 / 32 por 4 para facilitar os cálculos:

50 / x = 25 / 8

50 . 8 = 25 . x

Não realizar a multiplicação “50 . 8”, é mais prático dividir ambos os lados da igualdade por 25:

(50 . 8) / 25 = (25 . x) / 25

2 . 8 = x

16 = x

Portanto 16 pessoas não gostaram do jogo.


33. A soma de quatro números consecutivos é 154. Qual é o maior deles?

(A) 36
(B) 37
(C) 38
(D) 39
(E) 40

Solução: (E)

Seja n o maior número, então os números anteriores serão, respectivamente, n – 1, n – 2 e n – 3. A soma destes números é 154, logo:

n + (n – 1) + (n – 2) + (n – 3) = 154

4 . n – 6 = 154

4 . n  = 160

n = 40


34. O preço de um notebook é de R$ 2.500,00. Se eu conseguir um desconto de 15%, quanto pagarei por ele?

(A) 2.250,00
(B) 2.125,00
(C) 2.135,00
(D) 2.150,00
(E) 1.999,00

Solução: (B)

O preço pago pelo notebook é:

2500 – 15% de 2500 = 2500 – (15 / 100) . 2500 = 2500 – 15 . 25 = 2500 – 375 = 2125

Ou seja, R$ 2.125,00


35. Uma prova de informática tem 25 questões. Um aluno acertou 15 dessas questões. Qual foi a porcentagem de erro?

(A) 20%
(B) 30%
(C) 60%
(D) 50%
(E) 40%

Solução: (E)

Se o aluno acertou 15 questões, logo, errou 10 questões. Pela “Regra de Três Simples”, temos:

Questões
%
25
100
10
x

25 / 10 = 100 / x

25 . x = 100 . 10

x = 1000 / 25 = 40

Portanto a porcentagem de erro é de 40%.

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