Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

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Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas. A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas. O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações. Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra , Geometria Analítica , Funções e Trigonometria . Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas. Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sem

Concurso Público – 2.011 – Professor Padrão P – Grau 1

Concurso: Professor Padrão P – Grau 1 Matemática
Ano: 2.011
Orgão: Secretaria da Educação do Estado da Bahia
Instituição: CESPEUNB – Centro de Seleção e Promoção de Eventos
Questão: 21

Em determinado estado da Federação, o sindicato local dos professores das escolas particulares negociou com os patrões e conseguiu um reajuste total dos salários em aproximadamente 28%.
Para que cada professor calculasse quanto passaria a ganhar, foram dadas as seguintes instruções: calcular X = (carga horária mensal) × (valor da hora-aula) × 4,5; calcular o descanso semanal remunerado dado por Y = X ÷ 6; calcular a regência de classe, que
é 2% de (X + Y); calcular o adicional noturno (somente para aqueles que tivessem atuação após as 22 h), dado por N = Z + 2% de Z, em que Z = 20% do valor da hora-aula multiplicado pela quantidade de horas noturnas trabalhadas e pelo fator 5,25. Desse modo, o salário do professor foi calculado por X + Y + regência de classe + adicional noturno.
Nessa situação hipotética, considerando-se que um professor de escola particular do estado em questão trabalhe em uma escola cuja carga horária mensal seja de 50 horas e que pague R$ 25,60 por hora-aula, se, em determinado mês, esse professor trabalhar 3 horas após as 22 h, então, de acordo com as instruções acima citadas, o seu salário bruto nesse mês, calculado com duas casas decimais, será de:

(A) R$ 8.144,64.
(B) R$ 6.856,01.
(C) R$ 6.936,65.
(D) R$ 8.065,61.

Solução: (C)

Salário = X + Y + regência de classe + adicional noturno =

= X + (X / 6) + (2 / 100)(X + Y) + [Z + (2 / 100) . Z] =

= X + (X / 6) + (2 / 100) [X + (X / 6)] + {Z [1 + (2 / 100)} =

= [X + (X / 6)] [1 + (2 / 100)] + [(102 / 100) Z] =

= [(7 / 6) X] (102 / 100) + [(102 / 100) Z] =

= (102 / 100) {[(7 / 6) X] + Z} =

= (102 / 100) {[(7 / 6) (50) (25,60) (4,5)] + [(20 / 100) (25,60) (3) (5,25)]} =

= (102 / 100) {[6720] + [80,64]} = (102 / 100) {6800,64} = 6936,6528

O salário deste professor é de R$ 6.936,65

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