Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

Imagem
Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas. A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas. O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações. Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra , Geometria Analítica , Funções e Trigonometria . Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas. Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sem

Surpreendentes Padrões Numéricos

Há momentos em que o encanto da matemática reside na natureza surpreendente do seu sistema numérico. Não há muitas palavras para demonstrar esse encanto. Fica evidente a partir dos padrões atingidos. Olhe, divirta-se e dissemine essas incríveis propriedades de seus alunos. Deixá-los apreciar os padrões e, se possível, tente incentiva-lo a dar para uma "explicação" para o aparecimento do padrão. O mais importante é que os alunos possam ter uma apreciação da beleza nestes padrões numéricos.


1
x
1
=
1
11
x
11
=
121
111
x
111
=
12 321
1 111
x
1.111
=
1 234 321
11 111
x
11.111
=
123 454 321
111 111
x
111.111
=
12 345 654 321
1 111 111
x
1.111.111
=
1 234 567 654 321
11 111 111
x
11.111.111
=
123 456 787 654 321
111 111 111
x
111.111.111
=
12 345 678 987 654 321

1
x
8
+
1
=
9
12
x
8
+
2
=
98
123
x
8
+
3
=
987
1 234
x
8
+
4
=
9 876
12 345
x
8
+
5
=
98 765
123 456
x
8
+
6
=
987 654
1 234 567
x
8
+
7
=
9 876 543
12 345 678
x
8
+
8
=
98 765 432
123 456 789
x
8
+
9
=
987 654 321


No próximo padrão, temos vários produtos de 76.923, observe atentamente os resultados. Os algarismos que formam do número 76.923 aparecem no resultado (acrecido, apenas, pelo algarismo 0) e na mesma ordem, mas com um ponto de partida diferente. Aqui, o primeiro dígito do produto vai para a final do número para formar o próximo produto. Caso contrário, a ordem dos dígitos está intacta.


76 923
x
1
=
076 923
76 923
x
10
=
769 230
76 923
x
9
=
692 307
76 923
x
12
=
923 076
76 923
x
3
=
230 769
76 923
x
4
=
307 692


O próximo padrão, temos outros produtos de 76.923. Assim como no padrão anterior, os algarismos que formam o resultado aparecem na mesma ordem, mas com um ponto de partida diferente. Aqui, o primeiro dígito do produto vai para a final do número para formar o próximo produto. Caso contrário, a ordem dos dígitos está intacta.


76 923
x
2
=
153 846
76 923
x
7
=
538 461
76 923
x
5
=
384 615
76 923
x
11
=
846 153
76 923
x
6
=
461 538
76 923
x
8
=
615 384


Outro número curioso é 142.857. Quando é multiplicado pelo número 2 a 8, os resultados são surpreendentes. Considere os seguintes produtos e tente descrever a peculiaridade.


142 857
x
2
=
285 714
142 857
x
3
=
428 571
142 857
x
4
=
571 428
142 857
x
5
=
714 285
142 857
x
6
=
857 142


Você pode ver as simetrias nos produtos e notar também que os mesmos algarismos que formam o número 142 857 são usados para formar os resultados das multiplicações. Além disso, considere a ordem dos algarismos, com exceção do ponto de partida, eles estão na mesma seqüência.

Agora olhe para o produto, 142 857 x 7 = 999 999. Surpreso?

Ele fica ainda mais estranho no produto: 142 857 x 8 = 1 142 856. Se removermos o algarismo da casa dos milhões e somarmos ao algarismo da unidade obtém-se novamente o número 142 857.

Estes são apenas alguns números que dão produtos curiosos.

Seria sensato deixar que os alunos a descobrir os padrões por sí próprios.
Você pode apresentar um ponto de partida ou uma dica de como eles devem começar e depois deixá-los fazer as descobertas por si. Isso lhes dará um sentimento de "propriedade" das descobertas.

Comentários

Markos disse…
Vc poderia me add no msn, estou tentando reunir alguns professores para discutir a prova de matemática para prof. de matemática da prefeitura de SP feita pela Fundação Carlos Chagas de 2009.
Meu msn é markinhos_no@hotmail.com, me add ai colega...

Abraço

Latex Editor (Equações Matemáticas)

Postagens mais visitadas deste blog

Adição ou Subtração de 2 Frações: o Método da Borboleta

Sistema de Equações Ilustradas

Origami Modular: Hexaedro Regular

Seguidores