Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

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Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas. A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas. O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações. Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra , Geometria Analítica , Funções e Trigonometria . Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas. Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sem

Questão 34 – Prova do Estado – (OFA) 2.012 – Professor de Educação Básica II

O gráfico a seguir apresenta dados de uma pesquisa realizada em uma empresa, com 200 funcionários, entre homens e mulheres. Entre outras questões, eles informaram o grau de escolaridade: conclusão apenas do Ensino Fundamental ou conclusão do Ensino Médio ou Superior.


Um desses funcionários foi escolhido ao acaso. Analise as seguintes afirmações:

I. A probabilidade de esse funcionário ter concluído apenas o Ensino Fundamental é de 60%.
II. A probabilidade de esse funcionário ser do sexo feminino é de 40%.
III. Sabendo-se antecipadamente que esse funcionário concluiu o Ensino Médio ou Superior, a probabilidade de que seja do sexo feminino é de 75%.

Está correto o que se afirma em:

(A) II, apenas.
(B) I e II, apenas.
(C) I e III, apenas.
(D) II e III, apenas.
(E) I, II e III.

Solução: (E)

I. A probabilidade de esse funcionário ter concluído apenas o Ensino Fundamental é de 60% → Verdadeiro

Entre homens e mulheres temos 120 funcionários que concluíram apenas o Ensino Fundamental (EF).

P(EF) = 120 / 200 = 60 / 100 = 60%

II. A probabilidade de esse funcionário ser do sexo feminino é de 40% → Verdadeiro

80 é o total de funcionárias.

P(mulheres) = 80 / 200 = 40 / 100 = 40%

III. Sabendo-se antecipadamente que esse funcionário concluiu o Ensino Médio ou Superior, a probabilidade de que seja do sexo feminino é de 75% → Verdadeiro

80 é o total de funcionários que concluiu o Ensino Médio ou Superior, destes 60 são mulheres.

P(mulheres) = 60 / 80 = 3 / 4 = 75%

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