Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

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Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas. A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas. O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações. Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra , Geometria Analítica , Funções e Trigonometria . Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas. Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sem

Questão 45 – Prova do Estado – (OFA) 2.012 – Professor de Educação Básica II

Supondo x o preço pago por João Pedro em cada produto, as afirmações apresentadas a seguir estão associadas às “traduções” dos alunos Antônio, Marcos e Hugo do seguinte problema:

João Pedro comprou 200 unidades de um produto para revender. Ao vender todas as 200 unidades com lucro unitário de R$ 5,00, João Pedro teve um lucro total equivalente à metade do que gastou na compra das 200 unidades do produto vendido. Qual o preço pago por João Pedro em cada unidade do produto?

Antônio: 200 ∙ (x + 5) – 200 ∙ x = (200 ∙ x) / 2

Marcos: 200 ∙ (x + 5) = (200 ∙ x) / 2

Hugo: 1000 = 100x

São corretas, apenas, as “traduções” de

(A) Antônio e Marcos.
(B) Antônio e Hugo.
(C) Marcos e Hugo.
(D) Antônio.
(E) Hugo.

Solução: (B)

Sabemos que o preço de venda (V) = preço de compra (C) + lucro (L), então:

V = C + L → L = V – C

Pelo problema temos que C = 200 ∙ x, que V = 200 ∙ (x + 5) e que L = C / 2 então:

V – C = L

V – C = C / 2

200 ∙ (x + 5) – 200 ∙ x = (200 ∙ x) / 2

Ou podemos determinar o lucro obtido seguindo a igualdade L = C / 2, onde o lucro da venda foi de 200 ∙ R$ 5,00 = R$ 1000, então:

L = C / 2

1000 = (200 ∙ x) / 2

1000 = 100 ∙ x

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