Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

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Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas. A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas. O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações. Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra , Geometria Analítica , Funções e Trigonometria . Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas. Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sem

Concurso Público – Professor de Educação Básica II – Matemática

Concurso: Professor de Educação Básica II – Matemática
Ano: 2.012
Órgão: Prefeitura Municipal de Sertãozinho
Instituição: Fundação Vunesp
Questão: 49

Observe as notas de 10 alunos ordenadas de forma crescente.

1, 2, 3, 4, x, y, 7, 8, 9, 10

Sobre essas notas, sabe-se que a mediana é 5. A nota média dessas 10 notas é

(A) 5,2.
(B) 5,3.
(C) 5,4.
(D) 5,5.
(E) 5,6.

Solução: (C)

Mediana é o valor que ocupa a posição central, quando os valores dos dados são ordenados de forma crescente ou decrescente.

Sendo 10 (par) o número dos valores desta amostragem para determinar a mediana devemos calcular a metade da soma do 5º valor com o 6º valor desta amostragem ordenada, assim temos:

Mediana = (x + y) / 2 → 5 = (x + y) / 2 → 10 = (x + y)

Média = (1 + 2 + 3 + 4 + x + y + 7 + 8 + 9 + 10) / 10

Média = (44 + x + y ) / 10 = (44 + 10) / 10 = 54 / 10 = 5,4

Resolução a pedido da Profª. Cristiane. 

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