Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

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Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas. A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas. O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações. Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra , Geometria Analítica , Funções e Trigonometria . Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas. Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sem

Questão 45 – Processo de Promoção – Professor de Matemática – SEE – São Paulo – 2.013

No sistema de eixos cartesianos ortogonais mostrados a seguir, estão representados dois triângulos.


Esses triângulos são simétricos em relação

(A) à reta y = x.
(B) à reta y = x + 1.
(C) à origem.
(D) ao ponto (5, 5).
(E) ao ponto (5, 3).

Solução: (A)
  
A figura é obtida a partir de duas transformações lineares: uma reflexão e uma rotação.

Analisando a figura observamos que a reta y = x é o eixo de simetria entre estas figuras. Os pontos (1 , 3) e (3 , 4) de um triângulo são correspondentes aos pontos (3 , 1) e (4 , 3) do outro triângulo.

Os pontos (1 , 3) e (3 , 1) estão a mesma distância da reta y = x, assim como os pontos (4 , 3) e (3 , 4).

Segundo a teoria quando temos uma reflexão em torno do eixo y = x:

T : R2 → R2

(x , y) → (y , x) ou T (x , y) = (y , x)


x


y

=

0
1


x


y


x


1
0

y


Resolução a pedido da Profª. Édnamar.

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