Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

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Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas. A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas. O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações. Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra , Geometria Analítica , Funções e Trigonometria . Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas. Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sem

Questão 77 – Prova do Estado – (OFA) 2.014 – Professor de Educação Básica II

Considere as matrizes


Em relação a AB, que é o produto da matriz A pela matriz B, é correto afirmar que

(A)

(B)

(C)

(D)

(E) é impossível calcular.

Solução: (D)

Aplicando o Método de Resolução de Problemas segundo Polya:

1° – Compreensão do Problema

O produto entre duas matrizes A e B só é possível se o número de colunas da matriz a for igual ao número de linhas da matriz B e o resultado é uma matriz C que possui o mesmo número de linhas da matriz A e o mesmo numero de colunas na matriz B.

Segundo o enunciado: matriz A3x3 (três linha e três colunas) e matriz B3x1 (três linha e uma coluna) então o produto A · B é possível e gera uma matriz C3x1 (três linhas e uma coluna).

2° – Estabelecimento de um Plano

Analisando as alternativas não precisamos realizar as operações, visto que temos somente uma matriz de três linhas e uma coluna.

3° – Execução do Plano

( ... )

( ... )

4° – Avaliação


( ... )

( ... )

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