Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

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Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas. A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas. O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações. Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra , Geometria Analítica , Funções e Trigonometria . Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas. Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sem

Questão 78 – Prova do Estado – (OFA) 2.014 – Professor de Educação Básica II

Um trabalho bastante interessante para o 6.º ano do Ensino Fundamental, em relação ao Sistema de Numeração Decimal (SND), é o desenvolvimento de atividades com outras bases além da decimal. Esse trabalho tem por objetivo a compreensão das regras de um sistema de numeração posicional, que é uma das principais características do SND. Uma dessas atividades pode ser a proposição da contagem de uma coleção de figurinhas e fazer os agrupamentos em outras bases além da base dez. Suponha que os alunos tenham uma quantidade de figurinhas que, depois de contadas, eles verificam que são 178 (cento e setenta e oito). Depois, peça que façam novamente a contagem, mas agora em grupos de cinco e registre o resultado nessa base. Os alunos deverão obter:

(A) (1203)cinco.
(B) (1213)cinco.
(C) (3021)cinco.
(D) (302)cinco.
(E) (203)cinco.

Solução: (A)

Aplicando o Método de Resolução de Problemas segundo Polya:

1° – Compreensão do Problema

Nesta questão temos que converter 178 no sistema de numeração decimal para o sistema de numeração de base 5.

Na base 5 são utilizados somente os algarismos: 0, 1, 2, 3, 4 para expressar qualquer número.

2° – Estabelecimento de um Plano

Realizar sucessivas divisões por cinco até que quociente seja menor que 5.

3° – Execução do Plano


Então 178 na base 5 é (1203)5 ou (1203)cinco.

4° – Avaliação

Questão envolvendo conceitos sobre sistema de numeração e aritmética.

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