Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

Imagem
Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas. A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas. O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações. Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra , Geometria Analítica , Funções e Trigonometria . Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas. Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sem

Duro de Matematicar

No filme “Duro de Matar III: a Vingança” (Die Hard: With a Vengeance, no original), o Detetive John McClane (Bruce Willis) está de novo na ativa para enfrentar o pior dia de sua vida, onde tem que enfrentar Simon Peter Gruber (Jeremy Irons), um audacioso terrorista, que explode uma bomba num local movimentado de Nova York.

John McClane é chamado para resolver quebra-cabeças que Simon lhe passa. O FBI declara que não passa de uma vingança contra o policial, mas os acontecimentos revelam algo além. que explode uma bomba dentro de um shopping lotado e revela que escondeu várias por toda a cidade.

McClane ganha um parceiro da maneira mais improvável, o técnico em eletrônica Zeus Carver (Samuel L. Jackson). Os dois iniciam uma corrida frenética para desativar as bombas antes que Nova York vá pelos ares.

Para encontrar e desarmar cada bomba McClane e Zeus tem que resolver vários problemas e decifrar xaradas no loco jogo “Simon diz ...”.

Dentre os muitos desafios do terrorista Simon temos um evolvendo Garrafas e Volume de Líquidos. Veja o vídeo a seguir:

Duro de Matar III: a Vingança. Título Original: Die Hard: With a Vengeance. Ano de Lançamento: 1.995. Produção: 20th Century Fox / Cinergi. Distribuidora: Buena Vista Sonopres.

No original o problema está em obter o volume de 4 galões utilizando um garrafão com o volume de 3 galões e um garrafão com volume de 5 galões.

A versão brasileira o volume em galões foi convertido para litros, onde 1 galão é aproximadamente 3,785 litros, logo devem obter o volume de 18 litros por meio de um garrafão com o volume de 13 litros e o outro garrafão com o volume de 22 litros.

Tente resolver antes de ver a solução (lembrando que é apenas uma das formas de resolver).

(clique e arraste para visualizar a solução)

1º. encher o garrafão de 22 litros;
2°. com o conteúdo do garrafão de 22 enchermos o garrafão de 13 litros;
3°. no garrafão de 22 litros sobram 22 litros – 13 litros = 9 litros;
4°. esvazie o garrafão de 13 litros;
5°. passe os 9 litros restantes do garrafão de 22 litros para o garrafão de 13 litros;
6°. Encher novamente o garrafão de 22 litros;
7°. observe que para completar o garrafão de 13 litros são necessários 4 litros (9 litros + 4 litros = 13 litros), então despeje o conteúdo do garrafão de 22 litros até completar o garrafão de 13 litros;
8°. no garrafão de 22 litros permanecem 22 litros – 4 litros = 18 litros.

Comentários

Latex Editor (Equações Matemáticas)

Postagens mais visitadas deste blog

Adição ou Subtração de 2 Frações: o Método da Borboleta

Origami Modular: Hexaedro Regular

Sistema de Equações Ilustradas

Seguidores