Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

Imagem
Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas. A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas. O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações. Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra , Geometria Analítica , Funções e Trigonometria . Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas. Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sem

Números Metálicos

Os números metálicos são números positivos, soluções da equação quadrática a · x2b · xc = 0, com a = 1, b e c pertencentes ao conjunto dos números naturais.

Resolvendo as diferentes equações x2b · xc = 0, geradas com a variação dos coeficientes b e c, obtemos como raízes os diferentes números metálicos.

Cada um dos números metálicos origina-se numa progressão geométrica com propriedades aditivas. A combinação da dupla característica multiplicativa – aditivo destas sequencias é muito utilizado no desenho artístico e arquitetônico.

***

Fixando c = 1 a equação do segundo grau que resulta é x2b · x – 1 = 0, cujas soluções são: 

x = [b ± √(b2 + 4)] / 2
Variando b pertencentes ao conjunto dos números naturais, obtemos:

→ se b = 1 a equação x2x – 1 = 0, cuja solução positiva é chamada número de ouro: 

φ = (1 + √5) / 2 

→ se b = 2 a equação x2 – 2 · x – 1 = 0, cuja solução positiva é chamada número de prata: 

θ = 1 + √2 

→ se b = 3 a equação x2 – 3 · x – 1 = 0, cuja solução positiva (número irracional) é chamada número de bronze: 

x = (3 + √13) / 2 

*** 

Fixando b = 1 a equação do segundo grau que resulta é x2 xc = 0, cujas soluções são: 

x = [1 ± √(1 + 4 · c)] / 2 

Variando c pertencentes ao conjunto dos números naturais, obtemos:

→ se c = 1 a equação x2x – 1 = 0, cuja solução positiva é chamada, como vimos anteriormente de número de ouro: 

φ = (1 + √5) / 2 

→ se c = 2 a equação x2x – 2 = 0, cuja solução positiva (número natural) é chamada número de cobre: 

x = 2 

→ se b = 3 a equação x2x – 3 = 0, cuja solução positiva (número irracional) é chamada número de níquel: 

x = (1 + √13) / 2

Fonte: BENITO, Inmaculada Fernández. IGLESIAS, Maria Encarnación Reyes. Geometría con el Hexágono y el Octógono: papiroflexia - proporciones - disecciones - cuadraturas - mosaicos - geometría sagrada. 2° ed. Proyecto Sur de Ediciones: Espanha, 2.008.

Comentários

Latex Editor (Equações Matemáticas)

Postagens mais visitadas deste blog

Adição ou Subtração de 2 Frações: o Método da Borboleta

Origami Modular: Hexaedro Regular

Sistema de Equações Ilustradas

Seguidores