Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

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Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas. A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas. O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações. Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra , Geometria Analítica , Funções e Trigonometria . Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas. Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sem

Técnica de Multiplicação - Tabuada II - Tabuada Digital (cont.)

Ante de continuar recomento que leia e pratique a forma de multiplicar apresentado na postagem anterior (Técnica de Multiplicação - Tabuada II - Tabuada Digital).

Nesta postagem apresento uma forma semelhante onde utilizaremos os seus dedos para realizar multiplicações envolvendo os números: 11, 12, 13, 14 e 15, ou seja, multiplicações como 11x12, 12x14, 15x13, etc.

Para isso, são necessários: (i) conhecer as tábuas de multiplicar do 1 ao 5; (ii) saber somar, e; (iii) identificar os dedos da seguinte forma:

Figura 1: Identificação de cada dedo de 11 à 15. Observe que você deve olhar para a palma das mãos. Cole um adesivo para poder praticar.

A melhor forma de entender o processo é analisar um exemplo:

Para calcular 14x12, encosta-se o dedo equivalente a 14 no dedo equivalente a 12 na outra mão.

Eu costumo considerar o primeiro número o da mão esquerda (o 14 neste caso) e o segundo número o da mão direita (o 12 neste caso), como mostra a figura abaixo:

Figura 2: Encostando o dedo correspondente ao 14 de uma das mão no dedo correspondente ao 12 da outra mão.

O produto dos números encostados é obtido pelo seguinte processo:

(i) observe os dedos que estão encostados e os dedos que estão abaixo deles. Na mão esquerda temos quatro dedos e na mão direita temos dois dedos. 

Figura 3: Primeira etapa.

(ii) Multiplique 4 por 2 obtendo 8, anote este resultado.

Figura 4: Segunda etapa.

(iii) ainda sobre estes mesmos. Some todos os dedos que estão abaixo (incluindo os dois dedos que estão unidos), no caso 6 dedos. Multiplicando 6 por 10 obtemos 60, anote este resultado.

Figura 5: Terceira etapa.

(iv) o produto de 14 por 12 é igual a soma dos resultados do passo (ii), do passo (iii) e deste soma adicione 100, ou seja, 8+60+100 = 168:



Figura 6: Quarta etapa e Resultado final.


Mais um exemplo: multiplicar 12 por 12.

Figura 7: Encostando o dedo correspondente ao 12 de uma das mão no dedo correspondente ao 12 da outra mão.

(i) 2 x 2 = 4;

Figura 8: Primeira etapa.

(ii) 2 + 2 = 4, 4 x 10 = 40;

Figura 09: Segunda etapa.

(iii) 12 x 12 = 4 + 40 + 100 = 144;

Figura 10: Terceira etapa e Resultado final.


Pratique bastante e logo vai realizar os cálculos sem a necessidade de ficar anotando.

Fonte: GARDNER, Martin. Mathematical Magic Show. The Mathematical Association of America. Washington, D. C.  1989.

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