Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

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Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas. A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas. O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações. Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra , Geometria Analítica , Funções e Trigonometria . Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas. Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sem

A Arte de compor Equações - parte I

A linguagem da álgebra são as equações.

Para resolver um problema referente a números ou relações abstratas entre quantidades, basta traduzir tal problema, do inglês ou de outro idioma qualquer, para a linguagem algébrica”, escreveu o grande Newton no seu manual de álgebra intitulado Aritmética Universal.

Isaac Newton mostrou, com exemplos, como devia ser feita a tradução.

Tal como Newton, temos aqui um exemplo para ilustrar o processo:

Problema “O Cavalo e o Burro”: um Cavalo e um Burro caminhavam juntos levando no lombo sacos pesados. Lamentava – se o Cavalo da sua pesada carga quando o Burro lhe disse: “De que se queixa? Se eu levasse um dos seus sacos, minha carga seria o dobro da sua. E se lhe desse um saco, sua carga seria igual a minha”. Diga – me, caro leitor, quantos sacos levava o Cavalo e quantos sacos levava o Burro.

Linguagem Original
Linguagem Algébrica
sacos do Cavalo
C
sacos do Burro
B
“se eu levasse um de seus sacos”
C – 1
B + 1
“minha carga seria o dobro da sua”
B + 1 = 2 · (C – 1)
“se lhe desse um saco”
B – 1
C + 1
“sua carga seria igual a minha”
B – 1 = C + 1

Resolvemos o problema mediante um sistema de equações com duas incógnitas:

B + 1 = 2 · (C – 1)

B – 1 = C + 1

Então:

2 · C – B = 3

B – C = 2

Uma vez resolvido o sistema, vemos que C = 5 e B = 7. O Cavalo levava 5 sacos e o Burro levava 7 sacos.

Este problema se baseia na fábula de mesmo nome que o programa "Quintal da Cultura" encenou de forma bem divertida:



Fonte: PERELMAN, Yakov Isidorovich. Álgebra Recreativa.Moscou: Editora MIR 1.989.

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