Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

Imagem
Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas. A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas. O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações. Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra , Geometria Analítica , Funções e Trigonometria . Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas. Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sem

Questão 25 – Certificação de Competências ETEC – Técnico em Eletrônica – 2° Semestre de 2.014

Um multímetro é um instrumento utilizado para fazer diferentes leituras em um circuito elétrico. Para que não tenhamos problemas na hora de efetuarmos uma leitura, devemos selecionar a escala certa e ligarmos os terminais do multímetro de forma correta. Ronaldo utilizou de maneira correta um multímetro para medir a resistência e depois a tensão em um componente de um circuito. Qual alternativa a seguir descreve como Ronaldo efetuou as medidas de resistência e de tensão?



(A) Para as duas leituras, ele ligou os terminais em série, com o componente e com o circuito energizado.

(B) Para as duas leituras, ele ligou os terminais em paralelo, com o componente e com o circuito desenergizado.

(C) Para a leitura de resistência, ele ligou os terminais em série, com o circuito desenergizado e, para a leitura de tensão, ele ligou os terminais em paralelo, como o circuito energizado.

(D) Para a leitura de resistência, ele ligou os terminais em paralelo, com o circuito desenergizado e, para a leitura de tensão, ele ligou os terminais em série, como o circuito energizado.

(E) Para a leitura de resistência, ele ligou os terminais em paralelo, com o circuito desenergizado e, para a leitura de tensão, ele ligou os terminais em paralelo, como o circuito energizado.



Solução: (E)



A leitura de resistores (com o ohmímetro) deve ser realizada com o circuito elétrico desenergizado, e recomenda-se a retirar o componente do circuito para evitar erros de leitura, pois no circuito do ohmímetro apresenta uma fonte de tensão que é aplicado no resistor para ser realizado a leitura do valor do resistor.

A leitura de tensões (com o voltímetro) deve ser realizada com o circuito elétrico energizado, e observando a polaridade nos casos em que a leitura é realizada em circuitos de corrente contínua, evitando assim avarias no voltímetro.

Comentários

Latex Editor (Equações Matemáticas)

Postagens mais visitadas deste blog

Adição ou Subtração de 2 Frações: o Método da Borboleta

Sistema de Equações Ilustradas

Origami Modular: Hexaedro Regular

Seguidores