Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

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Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas. A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas. O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações. Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra , Geometria Analítica , Funções e Trigonometria . Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas. Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sem

Atividade com Calculadora: "Explosão de Display"

Objetivo Didático: ensinar aos alunos como utilizar uma calculadora.

Materiais: duas ou quatro calculadoras idênticas, dois dados de seis lados.

Objetivo: exceder a capacidade do display de sua calculadora.

Atenção: o display da calculadora científica pode não “explodir”.

Cada jogador deve ter sua calculadora que deve digitar o número 1. Em turnos alternados os jogadores lançam os dados e realizam as operações indicadas. O jogador que primeiro “explodir” a capacidade de dígitos do display da calculadora vence.

Temos dois tipos de dados: um dado numérico, que será mantido com os números; e o dado de operações onde cada face recebe um símbolo diferente: + ,  , x , ÷ , Nx , (N2)2.

Os quatro primeiros símbolos representam as quatro operações adição, subtração, multiplicação e divisão. Por exemplo, ao se lançar os dados as obter + e 4, indica que se deve somar 4 ao número que está no display.

O símbolo Nx representa a operação de potência onde o N é o valor que está no display e x é o valor da face do outro dado. Por exemplo, ao se lançar os dados as obter Nx e 3, indica que o valor do display deve ser elevado a terceira potência (ao cubo).

O símbolo (N2)2 indica que o valor do display deve ser elevado ao quadrado duas vezes, ou seja, o valor do display deve ser elevado ao quadrado e o resultado deve ser novamente elevado ao quadrado. Neste caso o valor do dado numérico deve ser desconsiderado.

Variação 1: use 0 em vez de 1, como o ponto de partida, ou defina um valor alto como ponto de explosão;

Variação 2: para aumentar o tempo de jogo substitua a notação (N2)2 por √N, assim deve-se realizar a operação de raiz quadrada;

Variação 3: se apenas uma calculadora está disponível, os jogadores alteram em realizar as operações na mesma calculadora e o jogador que "explode" o display perde o jogo ( é uma variação da batata quente).

Variação 4: use dados de jogos de RPG com 4, 8, 10, 12 e 20 lados;

Variação 5: invente novas operações ou combinações de operações;

A seguir apresento uma calculadora para que possa realizar a atividade online.


Fonte: PALLAS, Norvin. BEHR, Joyce. Calculator: Puzzles, Tricks & Games. New York: Sterling Publishing, 1.977. 

Comentários

Boa tarde Luiz!
Vindo dos Educadores Multiplicadorespara te conhecer. ..
Ótima dica de aula para trabalharmos com a calculadora. Obrigada por compartilhar!
Te desejo muito sucesso sempre!
Tenha um ótimo feriado!
Abraços da Bia! ♡
Boa tarde Luiz!
Vindo dos Educadores Multiplicadorespara te conhecer. ..
Ótima dica de aula para trabalharmos com a calculadora. Obrigada por compartilhar!
Te desejo muito sucesso sempre!
Tenha um ótimo feriado!
Abraços da Bia! ♡
Olá Bia!
Que bom que gostou! Espero que seus alunos gostem do jogo!
Sds!

Latex Editor (Equações Matemáticas)

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