Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

Imagem
Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas. A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas. O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações. Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra , Geometria Analítica , Funções e Trigonometria . Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas. Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sem

Atividade com Calculadora: "Alterar Dígito"

Objetivo Matemático: O aluno deve entender que em um número que contenha vários dígitos (ou algarismo), a posição do número (se é nas unidades, dezenas, centenas, milhares, ...) afeta o valor relativo (valor relativo ou valor posicional é o valor que o dígito tem de acordo com a posição que ele ocupa no número), isto é, seu valor relativo pode ser diferente do valor absoluto (valor absoluto é o valor próprio do digito, independentemente do lugar que ocupa no número.

Séries / Anos: Ensino Fundamental I.

Materiais: uma calculadora por aluno (ou dupla de alunos).

Atividade: Esta atividade é semelhante ao “Explosão de Dígitos”.

Peça aos alunos para introduzidos em suas calculadoras o número de quatro dígitos que se segue:

7345

Peça-lhes para realizar as seguintes operações:

  • Use uma operação para alterar o dígito 4 para 0, no visor deve mostrar 7305.
  • Use uma operação para alterar o dígito 3 para 2, no visor deve mostrar 7205.
  • Use uma operação para alterar o dígito 5 para 9, no visor deve mostrar 7209.

Após cada alteração, pedir ao aluno para explicar seu método, isto é, isto é, o que digitou na sua calculadora e por que eles escolheram uma sequência particular.

O aluno pode ser convidado a selecionar os seus próprios números iniciais e as mudanças, e desafiar outro aluno. Isso poderia incluir uma série de desafios entre os estudantes na classe. Algumas alterações podem ser feitas em mais de uma maneira. Os alunos poderiam ser desafiados a encontrar formas alternativas ou todas as formas possíveis para fazer uma alteração.

Aumente o nível de dificuldade usando decimais e números com diferentes quantidades de dígitos. Por exemplo: se o número foi de 793,246? Pode-se pedir para alterar a ordem do dígito 4 e em seguida, alterar o 4 para 0.

Notas de Ensino: Uma característica importante desta atividade é permitir que ao aluno explicar como um dígito (por exemplo, 2) pode apresentar diferentes valores relativos conforme a ordem que
ele está no número (por exemplo, 20).


A seguir apresento uma calculadora para que possa realizar a atividade online.


***

Atenção

Na atividade que se segue, a utilização da calculadora apoia o desenvolvimento do sentido de número pelo aluno, obrigando-o a pensar sobre determinados contextos e situações.

A atividade reflete vários níveis de envolvimento da calculadora, mas exige que o aluno participe, explore e explique: o aluno deve se engajar na tarefa, explorar o conceito matemático que lhe está subjacente, e explicar os seus resultados.

É fundamental que o aluno reflita e discuta a atividade e o que aprendeu ao realiza-la. A atividade por si só tem um valor limitado e apenas ponto de reflexão e explicação é que o aluno pode fazer conexões e aquisição de novos conhecimentos ou aprofundar os conhecimentos que já possui.

Como dito anteriormente, a atividade oferecida aqui pode e deve ser adaptada e reciclada, para que o professor atenda as necessidades e habilidades de seus alunos.

Fonte: SPARROW, Len . SWAN, Paul.Sparrow, Len. Learning math with calculators: activities for grades 3–8. Math Solutions Publications. Sausalito (USA), 2.001.

Comentários

Latex Editor (Equações Matemáticas)

Postagens mais visitadas deste blog

Adição ou Subtração de 2 Frações: o Método da Borboleta

Origami Modular: Hexaedro Regular

Sistema de Equações Ilustradas

Seguidores