Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

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Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas. A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas. O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações. Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra , Geometria Analítica , Funções e Trigonometria . Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas. Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sem

Atividade com Calculadora: "Explosão de Dígito"

Objetivo Matemático: O aluno deve entender que em um número que contenha vários dígitos (ou algarismo), a posição do número (se é nas unidades, dezenas, centenas, milhares, ...) afeta o valor relativo (valor relativo ou valor posicional é o valor que o dígito tem de acordo com a posição que ele ocupa no número), isto é, seu valor relativo pode ser diferente do valor absoluto (valor absoluto é o valor próprio do digito, independentemente do lugar que ocupa no número.

Séries / Anos: Ensino Fundamental I.

Materiais: Cada dupla de alunos deve ter uma calculadora.

Atividade: Um membro da dupla digita um número composto de três à oito dígitos, sem dígitos zeros ou dígitos repetidos, na calculadora. O outro estudante deve então remover qualquer dígito do visor usando uma operação de subtração, substituindo-o por zero, sem alterar qualquer dos outros dígitos.

Por exemplo, se o primeiro aluno digita o número 12345678 na calculadora e o segundo aluno decide retirar o 4, então deve subtrair 40000 do número exibido para deixar 12305678, ou seja, deve realizar a operação 12345678 – 40000.

O processo continua até que todos os dígitos iniciais forem removidos e apenas o zero é deixado no visor.

Algumas variações desta atividade podem incluir:

1. Realiza-la com toda a turma. O professor diz o número no qual todos os dígitos são diferentes (por exemplo: 456,7) e os alunos digitam em suas calculadoras. Em seguida, o professor pede aos alunos para remover um dígito particular, por uma operação de subtração e continua dizendo qual dígito deve ser eliminado até aparecer o zero no display;

2. Usando números menores (por exemplo, três dígitos) para alunos inexperientes;

3. Usando números maiores e decimais para alunos experientes;

4. Mudar as regras para que um número deve ser adicionado ao invés de subtraídos para mudar um dígito. Por exemplo, para “destruir” o 3 em 5631 deve adicionar 70 obtendo 5701;

5. O nível de dificuldade pode ser aumentado especificando o dígito a ser “destruído” e quantas ordens o digito deve ser “rebaixado”. Por exemplo, em 5631 o professor especificar que o 3 deve ser “destruído” e também “rebaixar” uma ordem, ou seja, a posição do 3 que era dezena deve passar a ser unidade, logo, um dos procedimentos pode ser: 5631 ÷ 10 = 563,1 e 563,1-3 = 560,1;

Notas de Ensino: Reflita com os alunos os seus métodos para “destruir” os dígitos, de modo que eles são capazes de fazer conexões para o valor do dígito em cada posição, muitas vezes o aluno vê os dígitos como apenas um único valor; ou seja, no número 20 que pensam do primeiro dígito como 2 em vez de duas dezenas.

No inicio pode ser relevante que os alunos anotem as operações que realizarem para que analisem posteriormente erros e acertos.

A seguir apresento uma calculadora para que possa realizar a atividade online.


***

Atenção

Na atividade que se segue, a utilização da calculadora apoia o desenvolvimento do sentido de número pelo aluno, obrigando-o a pensar sobre determinados contextos e situações.

A atividade reflete vários níveis de envolvimento da calculadora, mas exige que o aluno participe, explore e explique: o aluno deve se engajar na tarefa, explorar o conceito matemático que lhe está subjacente, e explicar os seus resultados.

É fundamental que o aluno reflita e discuta a atividade e o que aprendeu ao realiza-la. A atividade por si só tem um valor limitado e apenas ponto de reflexão e explicação é que o aluno pode fazer conexões e aquisição de novos conhecimentos ou aprofundar os conhecimentos que já possui.
  
Como dito anteriormente, a atividade oferecida aqui pode e deve ser adaptada e reciclada, para que o professor atenda as necessidades e habilidades de seus alunos.

Fonte: SPARROW, Len . SWAN, Paul.Sparrow, Len. Learning math with calculators: activities for grades 3–8. Math Solutions Publications. Sausalito (USA), 2.001.

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