Objetivo Matemático: O aluno deve entender que em um número que contenha vários dígitos (ou algarismo), a posição do número (se é nas unidades, dezenas, centenas, milhares, ...) afeta o valor relativo (valor relativo ou valor posicional é o valor que o dígito tem de acordo com a posição que ele ocupa no número), isto é, seu valor relativo pode ser diferente do valor absoluto (valor absoluto é o valor próprio do digito, independentemente do lugar que ocupa no número.
Séries / Anos: Ensino Fundamental I.
Materiais: Cada dupla de alunos deve ter uma calculadora.
Atividade: Um membro da dupla digita um número composto de três à oito dígitos, sem dígitos zeros ou dígitos repetidos, na calculadora. O outro estudante deve então remover qualquer dígito do visor usando uma operação de subtração, substituindo-o por zero, sem alterar qualquer dos outros dígitos.
Por exemplo, se o primeiro aluno digita o número 12345678 na calculadora e o segundo aluno decide retirar o 4, então deve subtrair 40000 do número exibido para deixar 12305678, ou seja, deve realizar a operação 12345678 – 40000.
O processo continua até que todos os dígitos iniciais forem removidos e apenas o zero é deixado no visor.
Algumas variações desta atividade podem incluir:
1. Realiza-la com toda a turma. O professor diz o número no qual todos os dígitos são diferentes (por exemplo: 456,7) e os alunos digitam em suas calculadoras. Em seguida, o professor pede aos alunos para remover um dígito particular, por uma operação de subtração e continua dizendo qual dígito deve ser eliminado até aparecer o zero no display;
2. Usando números menores (por exemplo, três dígitos) para alunos inexperientes;
3. Usando números maiores e decimais para alunos experientes;
4. Mudar as regras para que um número deve ser adicionado ao invés de subtraídos para mudar um dígito. Por exemplo, para “destruir” o 3 em 5631 deve adicionar 70 obtendo 5701;
5. O nível de dificuldade pode ser aumentado especificando o dígito a ser “destruído” e quantas ordens o digito deve ser “rebaixado”. Por exemplo, em 5631 o professor especificar que o 3 deve ser “destruído” e também “rebaixar” uma ordem, ou seja, a posição do 3 que era dezena deve passar a ser unidade, logo, um dos procedimentos pode ser: 5631 ÷ 10 = 563,1 e 563,1-3 = 560,1;
Notas de Ensino: Reflita com os alunos os seus métodos para “destruir” os dígitos, de modo que eles são capazes de fazer conexões para o valor do dígito em cada posição, muitas vezes o aluno vê os dígitos como apenas um único valor; ou seja, no número 20 que pensam do primeiro dígito como 2 em vez de duas dezenas.
No inicio pode ser relevante que os alunos anotem as operações que realizarem para que analisem posteriormente erros e acertos.
A seguir apresento uma calculadora para que possa realizar a atividade online.
Atenção
Na atividade que se segue, a utilização da calculadora apoia o desenvolvimento do sentido de número pelo aluno, obrigando-o a pensar sobre determinados contextos e situações.
A atividade reflete vários níveis de envolvimento da calculadora, mas exige que o aluno participe, explore e explique: o aluno deve se engajar na tarefa, explorar o conceito matemático que lhe está subjacente, e explicar os seus resultados.
É fundamental que o aluno reflita e discuta a atividade e o que aprendeu ao realiza-la. A atividade por si só tem um valor limitado e apenas ponto de reflexão e explicação é que o aluno pode fazer conexões e aquisição de novos conhecimentos ou aprofundar os conhecimentos que já possui.
Como dito anteriormente, a atividade oferecida aqui pode e deve ser adaptada e reciclada, para que o professor atenda as necessidades e habilidades de seus alunos.
Fonte: SPARROW, Len . SWAN, Paul.Sparrow, Len. Learning math with calculators: activities for grades 3–8. Math Solutions Publications. Sausalito (USA), 2.001.
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