Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

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Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas. A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas. O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações. Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra , Geometria Analítica , Funções e Trigonometria . Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas. Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sem

Dificuldade em fazer contas? Pense em dinheiro que o resultado sai!

Como diz o professor Gustavo Reis na Hora Feliz da Matemática: “Pensa em grana que o resultado sai!”


Operações aritméticas estão sempre presentes nas atividades cotidianas e na maiorias das vezes não temos um calculadora ou outra forma eletrônica para realizar algum cálculo aritmético.

Geralmente os alunos apresentam as primeiras dificuldades reais nas operações aritméticas quando executam o algoritmo da divisão longa.

A aprendizagem pode ser auxiliada com a utilização de dinheiro fictício para exemplificar a divisão.

As notas de brinquedo podem ser encontradas em papelarias ou o professor pode criar seu próprio dinheiro fictício cortando faixas retangulares de papel conforme  necessário e colocando os valores normalmente utilizados nas notas reais.

Não apenas professores, os pais podem realizar atividade semelhantes com seus filhos, desenvolvendo neles uma habilidade que será útil em sua vida futura.

Como exemplo vamos dividir 367 por 5, ou melhor R$ 367,00 por 5:


Para auxiliar no processo vamos considerar o valor de R$ 367,00 como três notas de R$ 100,00; seis notas de R$ 10,00; e sete notas de R$ 1,00.


Agora estamos prontos para iniciar o processo de repartir e trocar, que é o objetivo da divisão.

Você obviamente não pode repartir três notas de R$ 100,00 igualmente entre cinco pessoas; não temos notas suficientes de R$ 100,00. Troque então as três notas de R$ 100,00 por trinta notas de R$ 10,00.


Agora você tem trinta e seis notas de R$ 10,00; as seis que você tinha anteriormente e as trinta que acabou de obter com a troca; e sete notas de R$ 1,00.

Como 7 x 5 = 35 e 8 x 5 = 40, você tem um número suficiente de notas de R$ 10,00 para entregar sete notas para cada pessoa, mas não o suficiente para entregar oito notas.

Assim você entrega sete notas de R$ 10,00 para cada uma das cinco pessoas.

Você agora tem uma nota de R$ 10,00 e sete notas de R$ 1,00. Você não pode repartir uma nota de R$ 10,00 para cinco pessoas então troca esta nota por dez notas e R$ 1,00.


Você tem agora dezessete notas de R$ 1,00; as sete que você tinha anteriormente e as dez que acabou de obter com a troca.

Como 3 x 5 = 15 e 4 x 5 = 20, você tem um número suficiente de notas de R$ 1,00 para entregar três notas para cada pessoa, mas não o suficiente para entregar quatro notas.

Assim você entrega três notas de R$ 1,00 para cada uma das cinco pessoas. Sobrando duas notas de R$ 1,00 para você.

É isso. Cada uma das cinco pessoas recebeu sete notas de R$ 10,00 e três notas de R$ 1,00, logo R$ 73,00 e você permaneceu com R$ 2,00 (duas notas de R$ 1,00).

Você acaba de realizar um processo físico que mostra a operação 367 ÷ 5 = 73 e resto 2.

Adaptado de: STEIN, James D. A matemática pode mudar sua vida. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.




Comentários

Bem bacana! Essas notas parecem dinheiro de verdade!
Realmente Tatiana! Esta notas que encontrei são bem legais para realizar este tipo de atividade!

Latex Editor (Equações Matemáticas)

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