Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

Imagem
Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas. A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas. O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações. Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra , Geometria Analítica , Funções e Trigonometria . Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas. Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sem

A Aposta de Pascal

O assunto desta postagem pode ser vista como provocativa por parte de alguns leitores, entretanto, considero um bom assunto para discussões em sala e uma oportunidade de uma atividade interdisciplinar entre a Matemática e a Filosofia.
Blaise Pascal
 (1.623 + 39 = 1.662)
  

A Matemática e a Filosofia caminharam juntas durante boa parte da história e muitos matemáticos eram filósofos e pelo que vejo, atualmente parece que existe uma ruptura nestas duas áreas.

Blaise Pascal (1.623 + 39 = 1.662) foi um científico, matemático y filósofo francês que morreu antes de publicar sua obra filosófica mais importante: Pensées y De I’Esprit Géométrique.

Nesta obra é apresentado, o que se conhece atualmente como “A aposta de Pascal”, que historicamente, foi um trabalho pioneiro no campo da teoria das probabilidades.

Em termos simples a aposta diz o seguinte:
  •  se for impossível que uma pessoa creia com segurança que Deus existe, então tal pessoa deveria crer em Deus de qualquer maneira – “somente no caso” que Ele exista;
  • se provarem que Deus existe, o crente “ganha” a aposta ao receber uma recompensa eterna (viver no paraíso);
  • se provarem que Deus não existe, o crente não perde nada (a não ser, talvez, alguns prazeres temporais, cuja perda é superada pela liberdade da angustia da incredulidade);
  • se provarem que Deus não existe e a pessoa que não é crente, então tal pessoa pode ganhar os prazeres temporais;
  • se provarem que Deus existe e a pessoa não é crente, então tal pessoa será castigada por sua incredulidade (viver no inferno);


Observe que:

  • para Deus existe e pessoa crente → ganho eterno;
  • para Deus não existe e pessoa crente → nenhum ganho;
  • para Deus não existe e pessoa incrédula → nenhum ganho;
  • para Deus existe e pessoa incrédula → perda eterna;


Quem nunca perde a aposta? A pessoa crente. Por que? Se Deus existe, a pessoa crente “ganha” ao ir para o paraíso. Se Deus não existe, a pessoa crente vive, morre e este é o fim da história, não tendo perdido nada.

Entretanto, quem perde em 50% do tempo? O incrédulo. Se Deus existe, “perde” ao não crer e porque vai para o inferno. Se Deus não existe, o incrédulo vive, morre e este é fim da história, não tendo perdido nada como o crente.

Um dos “apostadores” nunca perde e um perde na metade do tempo. Então Pascal concluiu que é mais seguro crer em Deus do que não crer.
 
Fonte: http://www.flickr.com/photos/joaosejoanas4/6500109611/


Existem tanto autores que defendam o argumento de Pascal e considerem-no um argumento válido, como existem autores que o consideram inválido.

Fontes: 

La Falacia de Predicar a Pascal: http://espanol.apologeticspress.org/espanol/articulos/240425

Wikipedia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Aposta_de_Pascal

A aposta de Pascal é um bom argumento?: http://www.revista.vestibular.uerj.br/coluna/coluna.php?seq_coluna=70


Comentários

Latex Editor (Equações Matemáticas)

Postagens mais visitadas deste blog

Adição ou Subtração de 2 Frações: o Método da Borboleta

Sistema de Equações Ilustradas

Origami Modular: Hexaedro Regular

Seguidores