Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

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Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas. A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas. O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações. Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra , Geometria Analítica , Funções e Trigonometria . Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas. Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sem

Problema das Moedas Deslizantes II

Aproveitando as economias do Poliedro, proponho a ele mais um desafio envolvendo o movimento de moedas.


O problema envolve seis moedas iguais dispostas na forma da imagem:

Posição inicial das moedas no desafio.
Quais moedas devem ser movidas para que as moedas fiquem na posição indicada na imagem:

Posição final das moedas no desafio.
As regras para movimentar as moedas são:

  • só é permitido mover uma moeda de cada vez;
  • no movimento da moeda deve ser realizado como se ela desliza-se sobre a mesa (não pode ser levantada e nem empurrar outra moeda);
  • em cada movimento a moedas deve encaixar e encostar perfeitamente na sua posição, então no final o centro de cada uma das seis moedas devem estar sobre os vértices de um hexágono regular;


E agora leitor você consegue resolver este desafio?

Baseado de: VELOSO, Eduardo. VIANA, José Paulo. Árvore e Castelos: Desafios I. Espanha: RBA Coleccionables S.A., 2.008.

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