Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

Imagem
Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas. A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas. O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações. Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra , Geometria Analítica , Funções e Trigonometria . Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas. Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sem

Bruxaria Matemática: Elevado ao Quadrado

Poliedro e Belinha estão resolvendo questões de potência:




  


***

A situação descrita acima foi baseada nesta tirinha meme:


Na realidade o Poliedro não esta realizando nenhum truque.

Não é tão complicado de provar que este processo funciona. Por exemplo, calculado 462:

A primeira etapa é resolver a subtração 46 – 25 = 21.

Temos então, parcialmente, que 462 = 21

A segunda etapa é resolver a potencia (50 – 46)2 = 72 = 49.

Onde obtemos que 462 = 2149.

Na realidade estamos somando o resultado da primeira etapa com o e resultado da segunda etapa.

Antes da soma multiplicamos o resultado da primeira etapa por 100, ou seja: 21 ∙ 100 = 2100 que somamos a 49 temos como total 2149, mas na prática não fazemos isto para agilizar o cálculo mental e aumentar o efeito “mágico” do processo.

Matematicamente, os cálculos realizados são:

462 = (46 – 25) ∙ 100 + (50 – 46)2

Podemos considerar como fórmula geral para um valor qualquer de x pertencente ao conjunto dos números inteiros:

x2 = (x – 25) ∙ 100 + (50 – x)2

Mas este processo funciona como descrito na tirinha para qualquer valor?

Infelizmente o processo não funciona para todos os valores.

O valor de x deve ser um número inteiro e:

  • Na primeira etapa x – 25 > 0, ou seja, x > 25, para que o resultado seja um valor positivo;
  • Na segunda etapa (50 – x)2 < 100, desta forma 50 – x deve ser igual a {0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9}, caso contrário o cálculo realizado na segunda etapa apresenta um número maior que uma dezena, e o cálculo realizado na primeira etapa obtemos um número negativo, então: 0 ≤ 50 – x ≤ 9, logo 41 < x < 50.


Com concluímos que a segunda etapa interfere mais que a primeira etapa na escolha de x então o efeito funciona apenas para os valores onde 41 < x < 50.

O processo conforme apresentado na tirinha é apenas uma condição especial para um determinado intervalo de valores.

Entretanto seguindo as etapas da expressão (x – 25) ∙ 100 + (50 – x)2  podemos obter qualquer potencia de x.


***


Educadores Multiplicadores

Professor compartilhe sua criatividade!


Compartilhe esta ideia de divulgar a Matemática!










Comentários

Latex Editor (Equações Matemáticas)

Postagens mais visitadas deste blog

Adição ou Subtração de 2 Frações: o Método da Borboleta

Sistema de Equações Ilustradas

Origami Modular: Hexaedro Regular

Seguidores