Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

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Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas. A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas. O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações. Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra , Geometria Analítica , Funções e Trigonometria . Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas. Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sem

Questão 57 – F.C.C. – 2.011 – S.E.E. – MA – Professor de Matemática – E.M.R.

A abscissa do ponto de cruzamento dos gráficos representados ao lado é


(A) 5
(B) 6
(C) 7
(D) 8
(E) 9

Solução: (D)

O ponto entre os gráficos se cruzam é P (x, 33), então o valor de y neste ponto é igual para as duas funções. 

Lembrando que a abscissa é o valor de x e a ordenada é o valor de y.

y = 1 + 2x–3

33 = 1 + 2x–3

33 – 1 = 2x–3

32 = 2x–3

25 = 2x–3

5 = x – 3 x = 8



***


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Comentários

lk disse…
Como apareceu esse 25 na conta
Olá! Não é 25 é 2 elevado a 5 ... é que 32 = 2x2x2x2x2 = 2^5. Sds!

Latex Editor (Equações Matemáticas)

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