Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

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Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas. A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas. O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações. Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra , Geometria Analítica , Funções e Trigonometria . Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas. Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sem

Questão 01 – F.C.C. – 2.011 – S.M.E. - SP - Professor - Matemática – E.F. II e E.M.

No documento Orientações curriculares e proposição de expectativas de aprendizagem para o ensino fundamental: ciclo II − Matemática, da Secretaria de Educação do Município de São Paulo −DOT, é apresentada a situação seguinte, que propicia diferentes investigações matemáticas.

Para fazer uma “porta” usam-se 5 palitos (figura 1); com 13 palitos podem ser feitas 3 “portas” (figura 2).


Se imaginarmos a fabricação de n “portas”, sendo n um número inteiro positivo, o número de palitos necessário pode ser expresso, em função de n, por uma expressão algébrica. Reduzindo os termos semelhantes da expressão obtém-se

(A) um polinômio de grau 1 cuja soma de coeficientes é 5.
(B) um polinômio de grau 1 cuja soma de coeficientes é 6.
(C) um polinômio de grau 2 cuja soma de coeficientes é 5.
(D) um polinômio de grau 2 cuja soma de coeficientes é 6.
(E) uma expressão algébrica não polinomial.

Solução: (A)

Analisando as figuras podemos notar que partindo da construção da primeira porta são necessários quatros palitos para formar a próxima porta.

Considerando n o número de portas e f (n) a função que gera o número de palitos usados, temos:

f (1) = 5

f (2) = 9 = f (1) + 4

f (3) = 13 = f (2) + 4

Podemos observar que temos uma progressão aritmética (p.a.) cuja razão é 4 e o primeiro termo é 5.

A forma da soma de uma p.a. é an = a1 + (n – 1) ∙ r, então:

f (n) = 5 + (n – 1) ∙ 4 = 5 + 4 ∙ n – 4 = 4 ∙ n + 1

f (n) = 4 ∙ n + 1

Temos então uma equação polinomial do primeiro grau.

A equação polinomial do primeiro grau é da forma ax + b, onde x é a incógnita e a, b são os coeficientes.

No nosso caso os coeficientes são 4 e 1, logo a soma é igual a 5.



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