Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

Imagem
Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas. A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas. O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações. Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra , Geometria Analítica , Funções e Trigonometria . Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas. Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sem

Superstar T. Pitágoras: O Mágico de Oz

O teorema de Pitágoras é um superstar da matemática. Vamos ver o que o cinema pode e não pode, ensina-nos sobre este megassucesso.

No filme The Wizard of Oz (1.939, O Mágico de Oz), o Espantalho queria ver o Mágico de Oz esperando obter um cérebro. 

O Mágico lhe concede seu desejo (na verdade foi mais ou menos, ok! bem menos que mais) concedendo-lhe um título de doutor em D.E.P. (“Doutor em Pensamentos”).

O Espantalho com "cérebro" novo testa sua inteligência recém-adquirida com um pouco de matemática ... é a velha tradição de se considerar o nível inteligencia de uma pessoa baseando-se apenas no seu conhecimento matemático:


O Mágico de Oz de 1.939.


Espantalho: “A soma da raiz quadrada de dois lados de um triângulo isósceles é igual a raiz quadrada do terceiro lado. Oh ... puxa é fantástico! Eu tenho cérebro!

O Espantalho está definitivamente impressionado, mas na realidade não está realmente familiarizado com teorema de Pitágoras.

Podemos indicar claramente os erros do Espantalho: em primeiro lugar ele deve ser "quadrados" em vez de “raiz quadrada”; em segundo lugar, “quaisquer dois lados” deve ser “os dois lados mais curtos” e; em terceiro, “triângulo isóscele” deve ser “triângulo retângulo”.

No décimo episódio da quinta temporada de “Os Simpsons” apresenta uma paródia sobre esta parte do filme:


Os Simpsons - 5ª Temporada Episódio 10 - "Como aprendi a gostar do jogo Springfield".


Erros do Espantalho removidos, temos agora o Teorema de Pitágoras (Versão Não-Espantalho): o quadrado da hipotenusa de um triângulo com um ângulo reto (triângulo retângulo) é igual à soma dos quadrados dos dois lados menores.


Fonte: POLSTER, Burkard. ROSS, Marty. Math Goes to the Movies. Johns Hopkins University: Baltimore, Maryland, 2.012.

***


Educadores Multiplicadores

Professor compartilhe sua criatividade!


Compartilhe esta ideia de divulgar a Matemática!










POSTAR UM COMENTÁRIO
560

Comentários

Latex Editor (Equações Matemáticas)

Postagens mais visitadas deste blog

Adição ou Subtração de 2 Frações: o Método da Borboleta

Origami Modular: Hexaedro Regular

Sistema de Equações Ilustradas

Seguidores