Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

Imagem
Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas. A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas. O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações. Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra , Geometria Analítica , Funções e Trigonometria . Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas. Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sem

Matemática & Animes: Shinryaku! Ika Musume

Ika Musume
Shinryaku! Ika Musume (“Invasão! Garota Lula”) é um mangá de comédia escrito e desenhado por Masahiro Anbe, publicado na revista Weekly Shōnen Champion desde 2.007 e que teve uma adaptação em anime produzida pelo estúdio Diomedea foi ao ar pela TV Tokyo em 2.010.

A protagonista é uma garota pré-adolescente com características de lula, que atende simplesmente pelo nome de Ika Musume (“Garota Lula”) que sai das profundezas do mar da costa do Japão, com a intenção de conquistar o mundo e punir os humanos por sujarem e poluírem o oceano.

O sexto episódio da primeira temporada me chamou a atenção por ter matemática envolvida.

Ika Musume é capaz de resolver problemas matemáticos complexos, fato que causa espanto a Eiko Aizawa (a gerente da Tenda Limão) que tem uma enorme dificuldade de enterder a matéria. Ela relutantemente pede a ela para ensiná-la a estudar, apenas para descobrir a técnica é ilegível para os seres humanos.
 
Figura 1: Desafio de Ika Musume

Na Figura 1, temos uma cena do episódio no qual Ika Musume desafia um salva-vidas a resolver alguns exercícios de matemática.

Não temos informações do que deve ser feito, mas podemos supor que:

(i) x2 + 4·x + 12

Não temos uma igualdade, então não é uma equação, possivelmente não é para encontrar as raízes, mas podemos estudar alguns conceitos:

Ika Musume matematicando!
x2 + 4·x + 12 na forma quadrática do vértice: a · x2 + b · x + c = a · (xh)2 + k, onde a, k, h são números reais e a 0 e o ponto V = (k, h) é o vértice da parábola.

x2 + 4·x + 12 = x2 + 4·x + 4 + 8 = (x2 + 4·x + 4) + 8 = (x2 + 2·2·x + 22) + 8 =

= (x + 2)2 + 8 = [x – (– 2)]2 + 8

h = – 2 e k = 8 V = (– 2 , 8)

Calculando o discriminante desta equação obtemos Δ < 0:

Δ = b2 – 4·a·c = 42 – 4·1·12 = 16 – 48 = – 32

Utilizando a famosa “formula de Bhaskara” obtemos as raízes imaginárias:

x1 = – 2 – 2 √2 i

x2 = – 2 + 2 √2 i


(ii) (–a·b2)2 × (a2·b)3

Nesta questão tudo indica que devemos utilizar as propriedades das potências para expandir a expressão numérica:

(–a·b2)2 × (a2·b)3 = [(–a·b2)·(–a·b2) × (a2·b)·(a2·b)·(a2·b)] =

= (a1+1·b2+2) × (a2+2+2·b1+1+1) = (a2·b4) × (a6·b3) = a2+6·b4+3 = a8·b7


(iii) (x + 5)2

Resolvendo este produto notável temos:

(x + 5)2 = x2 + 2·x·5 + 52 = x2 + 10·x + 25


(iv)x2 – 15·x3

Fatorando esta expressão algébrica temos:

x2 – 3·5·x·x3 = 5·x2 · (1 – 3·x)


(v) (2·x + 1) · (x + 3)

Resolvendo este produto temos:

(2·x + 1) · (x + 3) = 2·x·x + 2·3 + 1·x + 1·3 = x1+1 + 6·x + x + 3 =

= 2·x2 + 6·x + x + 3 = 2·x2 + 7·x + 3

Observe um detalhe:
Ika Musume

(2·x + 1) · (x + 3) = 2 · (x + 1/2) · (x + 3)

A equação do segundo grau a · x2 + b · x + c = a · (xx1) · (xx2), onde a é um número real, a 0 e x1 e x2 são as raízes da equação.

2 · (x + 1/2) · (x + 3) = 2 · [x – (–1/2)] · [x – (–3)]

Logo as raízes da equação 2·x2 + 7·x + 3 são x1 = –3 e x2 = –1/2.


(vi) x2 + 8·x + 16

Fatorando esta equação temos:

Δ = 0 então x1 = x2 = –4.

x2 + 8·x + 16 = 1 · [x – (–4)] · [x – (–4)] = (x + 4) · (x + 4) = (x + 4)2

Metodologia de Resolução de Problemas de Ika Musume

(vii)x2 – 2·x – 1

Fatorando esta equação temos:

x1 = –1/3 e x2 = 1.

x2 – 2·x – 1 = 3 · [x – (–1/3)] · (x – 1) = 3 · (x + 1/3) · (x – 1) =

= (3·x + 3·1/3) · (x – 1) = (3·x + 1) · (x – 1)


(viii) x2 + 4·x – 12

Fatorando esta equação temos:

x1 = –6 e x2 = 1.

x2 + 4·x – 12 = 1 · [x – (–6)] · (x – 1) = (x + 6) · (x – 1)

x2 + 4·x – 12 = x2 + 4·x – 12 + 4 – 4 = (x2 + 4·x + 4) – 16 =

= (x2 + 2·2·x + 22) – 16 = (x + 2)2 – 16 = [x – (– 2)]2 – 16

h = – 2 e k = – 16 V = (– 2 , – 16)

Vídeo: Opinião de Ika Musume sobre a Matemática Escolar


***


Educadores Multiplicadores

Professor compartilhe sua criatividade!


Compartilhe esta ideia de divulgar a Matemática!










Comentários

Latex Editor (Equações Matemáticas)

Postagens mais visitadas deste blog

Adição ou Subtração de 2 Frações: o Método da Borboleta

Sistema de Equações Ilustradas

Origami Modular: Hexaedro Regular

Seguidores