Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

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Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas. A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas. O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações. Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra , Geometria Analítica , Funções e Trigonometria . Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas. Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sem

Questão 18 – Vestibulinho Etec – Centro Paula Souza – 2° Semestre de 2.012

Leia o texto para responder às questões de números 18 e 19.

As ruas e avenidas de uma cidade são um bom exemplo de aplicação de Geometria.

Um desses exemplos encontra-se na cidade de Mirassol, onde se localiza a Etec Prof. Mateus Leite de Abreu.

(http://maps.google.com.br/ Acesso em: 18.02.2012. Adaptado)

A imagem apresenta algumas ruas e avenidas de Mirassol, onde percebemos que a Av. Vitório Baccan, a Rua Romeu Zerati e a Av. Lions Clube/Rua Bálsamo formam uma figura geométrica que se aproxima muito de um triângulo retângulo, como representado no mapa.

Considere que
  • a Rua Bálsamo é continuação da Av. Lions Clube;
  • o ponto A é a intersecção da Av. Vitório Baccan com a Av. Lions Clube;
  • o ponto B é a intersecção da Rua Romeu Zerati com a Rua Bálsamo;
  • o ponto C é a intersecção da Av. Vitório Baccan com a Rua Romeu Zerati;
  • o ponto D é a intersecção da Rua Bálsamo com a Rua Vitório Genari;
  • o ponto E é a intersecção da Rua Romeu Zerati com a Rua Vitório Genari;
  • a medida do segmento AB é 220 m;
  • a medida do segmento BC é 400 m e;
  • o triângulo ABC é retângulo em C.



Questão 18

No triângulo ABC, o valor do seno do ângulo ABC é, aproximadamente,

(A) 0,44.
(B) 0,48.
(C) 0,66.
(D) 0,74.
(E) 0,88.

Utilize a tabela


26°
29°
41°
48°
62°
sen
0,44
0,48
0,66
0,74
0,88
cos
0,90
0,87
0,75
0,67
0,47
tg
0,49
0,55
0,87
1,11
1,88
  

Solução: (B)

O triângulo ACB é retângulo em C. Para resolver a questão sem utilizar cálculos auxiliares devemos utilizar a relação trigonométrica da tangente:

tag (ângulo) = (cateto oposto ao ângulo) / (cateto adjacente ao ângulo)

Figura 1: Indicações referentes aos dados do problema.

Na questão o cateto oposto ao ângulo ABC é o lado de medida AB e o cateto adjacente ao ângulo ABC é o lado de medida BC, logo:

tag (ABC) = (AC) / (BC) = 220/400 = 0,55

Olhando  a tabela observamos que o ângulo que tem a tangente igual a 0,55 é o ângulo de 29°, então o ângulo ABC = 29°, e o sen (29°) = 0,48, conforme a tabela.

Caso queira utilizar as relações trigonométricas do seno, deve-se primeiro determinar a hipotenusa do triângulo retângulo, que é a medida do lado AB, para isso utiliza-se o Teorema de Pitágoras:

AB2 = AC2 + BC2

AB2 = 2202 + 4002

AB = √(2202 + 4002) = √(208400) = √(24·52·521) = 20·√521  ≈  456,508 m

sen (ângulo) = (cateto oposto ao ângulo) / (hipotenusa)

sen (ABC) = (AC) / (AB) = 220/456,508 = 0,4819  ≈  0,48

Observe que a relação da tangente é a mais simples de se utilizar na resolução, ainda mais pelo fato de que para se calcular a hipotenusa devemos saber da raiz quadrada aproximada de 521, que é obtida por um longo processo.


***


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