Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

Imagem
Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas. A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas. O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações. Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra , Geometria Analítica , Funções e Trigonometria . Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas. Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sem

Questão 12 – Vestibulinho Etec – Centro Paula Souza – 2° Semestre de 2.006

Para dar o efeito da saia rodada, o figurinista da escola de samba coloca sob as saias das baianas uma armação formada por três tubos plásticos, paralelos e em forma de bambolês, com raios aproximadamente iguais a r1 = 0,50 m, r2 = 0,75 m e r3 = 1,20 m.

(Adaptado de Revista Veja, nº 35, de 01/09/2004, p. 82)


Pode-se afirmar que, quando a baiana roda, a relação entre as velocidades angulares (ω) respectivas aos bambolês 1, 2 e 3 é

(A) ω1 > ω2 > ω3.
(B) ω1 < ω2 < ω3.
(C) ω1 = ω2 = ω3.
(D) ω1 = ω2 > ω3.
(E) ω1 > ω2 = ω3.

Solução: (C)

Assunto: Física (mecânica)

A velocidade angular (ω) é a variação do ângulo (Δθ) pela variação do tempo (Δt).

ω = Δθ / Δt

Sabemos pelo estudo da circunferência que o ângulo não depende do raio e este fato pode ser notado na ausência da variável raio na fórmula.

Logo ω1 = ω2 = ω3.

Para verificar melhor observe o applet do GeoGebra, onde temos três circunferências representando os bambolês da figura do enunciado, em cada uma temos um ponto se você mover o ponto azul poderá verificar que os pontos vermelhos se movem no mesmo sentido e de forma alinhada descrevendo um mesmo ângulo em relação ao ponto inicial.




Clique com o botão direito sobre o ponto azul e escolha a opção animar.

Atenção: Não confunda velocidade angular com velocidade tangencial.

***


Educadores Multiplicadores

Professor compartilhe sua criatividade!


Compartilhe esta ideia de divulgar a Matemática!










Comentários

Ana Clara disse…
Perfeito! Continue, estou adorando.

Latex Editor (Equações Matemáticas)

Postagens mais visitadas deste blog

Adição ou Subtração de 2 Frações: o Método da Borboleta

Origami Modular: Hexaedro Regular

Sistema de Equações Ilustradas

Seguidores