Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

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Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas. A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas. O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações. Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra , Geometria Analítica , Funções e Trigonometria . Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas. Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sem

[+18] Matemática e Animes: Rosário + Vampire

Rosario + Vampire é uma série de mangá escrita e ilustrada
por Akihisa Ikeda. A história gira em torno de Tsukune Aono, um garoto que sem querer, se matricula numa escola para youkais (demônios). Mas se torna amigo de Moka Akashiya, uma vampira que logo desenvolve uma obsessão por seu sangue, e mais tarde encontra outras meninas youkais que se apaixonaram por ele.

O mangá começou a serialização na edição de agosto de 2004 na revista Monthly Shonen Jump sendo adaptado para anime com 13 episódios que estreou no Japão em janeiro 2008. 

No oitavo episódio “Matematica + Vampira” do anime, Tsukune Aono apresenta dificuldades em matemática e caba recebendo ajuda de suas amigas e da própria professora Ririko Kagome. 

No episódio temos Tsukune resolvendo alguns logaritmos (vide Figura 1). 

Não sabemos o enunciado, mas analisando podemos notar que se trata de resolver alguns logaritmos e que pela questão (3) podemos confirmar que o logaritmo de 2 na base 10 é igual a a e logaritmo de 3 na base 10 é igual a b

Figura 1: Cena em que aparece Tsukune resolvendo os exercícios de logaritmos.

Podemos notar também que temos alguns erros no processo de resolução (mas não no resultado) mesmo Tsukune estando sob efeito do controle de mente da professora Ririko Kagome.

Para observar os erros vamos, inicialmente, revisar um pouco sobre logaritmos (vide Figura 2 e Figura 3).

Figura 2: Definição de logaritmo e condição de existência.

Figura 3: Algumas propriedades dos logaritmos.

Na Figura 1 considero que algumas resoluções estão confusas então na Figura 4 e  na Figura 5 temos uma proposta passo a passo da resolução.

Figura 4: Resolução das questões (2) e (4) da Figura 1.

Figura 5: Resolução das questões (5) e (6) da Figura 1.

***

Não se esqueça que a matemática está em todo lugar! Aprecie!








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