Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

Imagem
Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas. A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas. O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações. Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra , Geometria Analítica , Funções e Trigonometria . Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas. Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sem

[+16] Matemática e Anime: Assassination Classroom

Pode parecer estranho, mas recomendo ao professor que esteja lendo que assista pelo menos alguns episódios de Assassination Classroom.

O que mais me chamou a atenção é que a história se passa em uma sala de escola equivalente ao ensino médio brasileiro, e que mostra a relação aluno-professor de uma forma um pouco diferente.

Assassination Classroom (no Japão é  Ansatsu Kyoushitsu) é um mangá escrito e ilustrado por Yuusei Matsui e produzido pela Shueisha sendo publicado na revista entre 2005 e 2009, e o anime começou a exibição em janeiro de 2015. 

A história ocorre na classe 3-E da Kunugigaoka Middle School que inicialmente pode parecer uma classe comum, entretanto é uma classe isolada do complexo principal da escola, sendo compostas por alunos com baixo rendimento e alguns encrenqueiros (lembra aquela tentativa das Salas de Recuperação Intensiva, proposta pelo ensino paulista).

A classe 3-E é conhecida na escola como “End Class” algo como “Classe Final” ou “Classe Exilada”.

O professor da sala chamado pelos alunos de Koro-sensei não é uma pessoa comum, na verdade é uma criatura amarela, meio-lula, meio-alienígena, meio emoticons (tem a cabeça na forma de um smiley), que muda de cor conforme o humor e possui habilidades sobre humanas, como se mover na velocidade Mac-20 (20 vezes a velocidade do som), mas que apresenta algumas fraquezas como qualquer ser humano.


Figura 1: Professor Koro-sensei.
Créditos: Jump Super Anime Tour.

O mais bizarro no anime é a relação entre professor-aluno. Os alunos da turma 3-E têm a missão de matar seu professor durante este ano letivo, que para executar esta missão recebem armas que não são leitais para humanos.

Vídeo 1: Um típico início de aula na 3-E. 
Episódio 1 da primeira temporada.
Créditos: Jump Super Anime Tour.

Koro-sensei é uma criatura perigosa (?), já destruiu 70% da Lua e prometeu destruir a Terra, mas como é “bondoso” impôs que durante um ano iria ser professor em uma escola, sem machucar nenhum aluno ou outro humano, enquanto isso se os humanos teriam a oportunidade de destruí-lo.


Figura 2: A Lua em seu eterno crescente.
Créditos: Jump Super Anime Tour.

Como incentivo aos alunos será dado uma recompensa de ¥ 10 bilhões, inicialmente a única motivação para alunos permaneceram na escola e tentarem cumprir com a missão, na realidade os alunos buscam o reconhecimento de seus professores, amigos e família.

O motivo de Koro-sensei querer ser professor enquanto espera passar o tempo de destruir a Terra é incerto, mas representa perfeitamente o papel de professor, demonstrando preocupação com o ensino.


Vídeo 2: Koro-sensei preparando questões para prova. 
Episódio 4 da primeira temporada.
Créditos: Jump Super Anime Tour.

No episódio 8, “A Prova” o professor fica indignado ao saber que o único motivo para que os alunos virem para a aula é a possibilidade de mata-lo e ganhar a recompensa.

Koro-sensei deixa claro que outra pessoa ou o governo podem realizar este trabalho e neste caso seus alunos não terão um futuro digno sem o estudo.

Neste episódio mostra os alunos durante a prova de matemática. A Questão 4 (vide Figura 3) causa muita ansiedade e mostra como os alunos ficam durante a realização do teste.

Vídeo 3: Alunos da 3-E sobre pressão durante a avaliação. 
Episódio 8 da primeira temporada.
Créditos: Jump Super Anime Tour.




Figura 3: A temível Questão 4.
Créditos: Jump Super Anime Tour.

Trata-se provavelmente de uma resolução de uma expressão aritmética envolvendo raiz quadrada. Na Figura 4 apresento a resolução passo a passo.


Figura 4: A resolução passo a passo da Questão 4.

Figura 5: Alunos da 3-E.
Créditos: Jump Super Anime Tour.


***

Não se esqueça que a matemática está em todo lugar! Aprecie!







Comentários

Latex Editor (Equações Matemáticas)

Postagens mais visitadas deste blog

Adição ou Subtração de 2 Frações: o Método da Borboleta

Sistema de Equações Ilustradas

Origami Modular: Hexaedro Regular

Seguidores