Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

Imagem
Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas. A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas. O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações. Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra , Geometria Analítica , Funções e Trigonometria . Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas. Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sem

Dica de Leitura: Almanaque de Curiosidades Matemática

Há três tipos de pessoas no mundo:
As que sabem contar e as que não sabem.



O primeiro Dica de Leitura apresenta aos leitores o livro ALAMANAQUE DE CURIOSIDADES MATEMÁTICAS, escrito pelo matemático Ian Nicholas Stewart (Ian Stewart), professor de matemática na Universidade de Warwick (Inglaterra).

Stewart é conhecido por seus esforços em divulgar a assuntos matemáticos por meio de recreações e curiosidades matemáticas.

O livros é um resumo dos cadernos de anotações que o autor acumulou desde os seus 14 anos, onde adicionou casos curiosos da matemática, formando esse almanaque.

O próprio autor resume seu livro:

"A matemática não se resume ao que você aprendeu na escola. Melhor ainda: a matemática que você não aprendeu na escola é interessante. Na verdade, boa parte dela é divertida - especialmente se você não precisar fazer uma prova ou acertar cálculos."

O livro apresenta a matemática de uma forma totalmente diferente intercalando desafios, jogos, matemáticas, curiosidades numéricas e explicações simples para dúvidas recorrentes ao estudo da matemática. Outra parte interessante é que o leitor pode desafiar seus amigos com os jogos apresentados. 

Segundo as palavras do própria autor:

"Uma das vantagens de saber um pouquinho de matemática é a possibilidade de deixar os seus amigos extremamente impressionados. (Meu conselho, porém, é que você seja modesto a esse respeito. Você também poderá deixar os seus amigos extremamente irritados.)".

Para finalizar apresento o objetivo do autor ao escrever este livros: 

"O que quero fazer é instigar a sua imaginação, mostrando muitos aspectos divertidos e intrigantes dessa ciência. Quero que você se divirta, mas eu ficarei exultante se, ao ler o Almanaque, você sentir vontade de "meter a mão" na matemática, vivenciar a emoção da descoberta e se manter informado sobre avanços importantes – sejam eles de dois mil anos atrás, da semana passada ou de amanhã."



Atenção: o autor tem uma enorme capacidade de despertar a sua curiosidade, então é altamente recomendado um bloco de anotações e um lápis quando ler este livro, para confirmar e realizar os cálculos apresentados.

Para iniciar o despertar de sua curiosidade apresento a primeira curiosidade / desafio do livro:



Encontro alienígena 

A espaçonave Indefensible orbita o planeta Noncomposmentis, quando o capitão Quirk e o sr. Crock são teletransportados para a superfície. 

Segundo o Guia turístico intergaláctico, há duas espécies de extraterrestre neste planeta – diz Quirk.

 – Correto, capitão. Veracitors e tagarelix. Todos falam galáxico, e podemos distingui-los pelo modo como respondem às perguntas. Os veracitors sempre dizem a verdade, e os tagarelix sempre mentem. 

Mas, fisicamente...

 – ... São indistinguíveis, capitão.

Quirk ouve um barulho e se vira, encontrando três alienígenas que se aproximam furtivamente. Parecem idênticos.

Bem-vindos a Noncomposmentis – diz um dos ETs. 

Obrigado. Meu nome é Quirk. E vocês são... – Ele faz uma pausa. – Não faz sentido perguntar os nomes deles – murmura. – Pelo que sabemos, não serão os nomes certos.

Isso é lógico, capitão – diz Crock. 

Como não sabemos falar galáxico muito bem – improvisa Quirk –, espero que não se importem se eu os chamar de Alfy, Betty e Gemma. – Vira-se então para Crock e sussurra: – Não que saibamos o sexo deles, além de tudo

São todos hermandrofemíginos – diz Crock. 

Que seja. Agora, Alfy: a que raça pertence Betty

Tagarelix

Ah. Betty: Alfy e Gemma pertencem a raças diferentes? 

Não

Certo... Como são faladores, hein? Hmm... Gemma: a que raça pertence Betty?

Veracitor. 

Quirk faz que sim, com um ar de entendido. 

Muito bem, está resolvido, então! 

O que está resolvido, capitão? 

A que raça cada um pertence. 

Entendo. E as raças são...? 

Não faço a menor ideia, Crock. Você é que deveria ser o lógico aqui!

Então leitor a que raça pertence Alfy, Betty e Gemma? 


Ficha Técnica

Assunto: Ciências Exatas-Matemática
Autor(a): Ian Stewart
Tipo: Brochura
Páginas: 316
Dimensões: 16 x 21cm
Edição:
Editora: Zahar
ISBN: 9788537801628


***

Não se esqueça que a matemática está em todo lugar! Aprecie!







Comentários

Latex Editor (Equações Matemáticas)

Postagens mais visitadas deste blog

Adição ou Subtração de 2 Frações: o Método da Borboleta

Origami Modular: Hexaedro Regular

Sistema de Equações Ilustradas

Seguidores