Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

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Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas. A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas. O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações. Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra , Geometria Analítica , Funções e Trigonometria . Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas. Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sem

Escoteiros Perdidos



Um chefe escoteiro e uma patrulha de oito escoteiros pata-tenra (novatos) saíram para um dia de caminha. Entretanto ao voltarem para o acampamento percebem que estão perdidos numa floresta, incapazes de descobrir o caminho para voltar ao acampamento.

Após um tempo, finalmente chegam a uma encruzilhada onde partem quatro caminhos. Sabem que um deles levará ao acampamento em apenas vinte minutos, mas não sabem qual é o caminho correto.

O chefe percebe que eles tem uma hora antes que o sol se ponha e que a noite é muito perigoso caminhar na floresta por causa dos animais selvagem que caçam no escuro.

Assim não é aconselhável irem todos, simultaneamente, por cada um dos quatro caminhos até encontrarem o certo. 

Decide portanto, mandar seguir, durante vinte minutos, pequenos grupos em cada caminho, encontrando-se na encruzilhada ao fim de quarenta minutos.

Saberão então qual o caminho certo e sobrando-se ainda vinte minutos para chegar ao acampamento.

A solução parece simples e sem falhas, mas o chefe tem um problema que reside no fato de dois escoteiros metem frequentemente, embora o chefe não sabia exatamente quem são eles.

Como o chefe deve organizar os grupos de exploração sem saber qual os dois escoteiros que mentem com frequência? 

Após os quarenta minutos, ao se reencontrarem na encruzilhada como o chefe vai decidir qual o caminho correto.

A sua decisão deve ser a correta qualquer que seja a forma como os dois mentirosos estejam distribuídos entre os grupos e independente de emitirem ou não.

Lembrando que o chefe pode participar do grupo de exploração.







Fonte: SHASHA, Dennis. As Enigmáticas Aventuras do Dr. Ecco. Biblioteca Desafios Matemáticos. Editora: Editec, Espanha, 2.008.

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Não se esqueça que a matemática está em todo lugar! Aprecie!







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