Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

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Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas. A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas. O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações. Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra , Geometria Analítica , Funções e Trigonometria . Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas. Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sem

Questão 07 - Concurso Professor de Matemática - E.F. / EJA - Pref. de Francisco Dumont / MG - 2.016

Cargo: Analista Municipal III - Professor dos Anos Finais do Ensino Fundamental e do EJA - Matemática
Ano: 2016
Órgão: Prefeitura de Francisco Dumont / MG
Instituição: COTEC / UNIMONTES
Fonte: PCI Concursos


Considere $$ com $a>1$ e $f: \left ] 0,\, +\infty \right [\, \rightarrow \mathbb{R}$ uma função definida por $f\left ( x \right )=a^{x}$. Dados os pontos $A\left ( -2,\, 0 \right )$, $B\left ( 2,\, 0 \right )$, $C\left ( 2,\, f\left ( 2 \right ) \right )$, $D\left ( 0,\, f\left ( 0 \right ) \right )$ e $E\left ( -2,\, f\left ( -2 \right ) \right )$, é CORRETO afirmar que a área do polígono ABCDE vale

A) $a^{2}+a^{-2}+2$.

B) $a^{2}+a^{-2}+1$.

C) $\frac{a^{2}+a^{-2}+2}{2}$.

D) $\frac{a^{2}+a^{-2}+1}{2}$.


Solução: (A)

Segundo a Geometria Analítica podemos obter que a área do poligono ABCDE de dividindo este poligono e somando suas áreas, conforme aa relação:

$\acute{A}rea_{ABCDE}=\acute{A}rea_{ADE}+\acute{A}rea_{ABD}+\acute{A}rea_{BCD}$ 

$\acute{A}rea_{ABCDE}=\frac{1}{2}\cdot \begin{vmatrix} x_{A} & y_{A} & 1\\ x_{D} & y_{D} & 1\\ x_{E} & y_{E} & 1 \end{vmatrix}+\frac{1}{2}\cdot \begin{vmatrix} x_{A} & y_{A} & 1\\ x_{B} & y_{B} & 1\\ x_{D} & y_{D} & 1 \end{vmatrix}+\frac{1}{2}\cdot \begin{vmatrix} x_{B} & y_{B} & 1\\ x_{C} & y_{C} & 1\\ x_{D} & y_{D} & 1 \end{vmatrix}$

Lembrado que a fórmula para se determinar a área de um triânguloquando é dado as coodenadas dos seus vértices é dado segundo a relação:

$\acute{A}rea_{\Delta ABC}=\frac{1}{2}\cdot \begin{vmatrix} x_{A} & y_{A} & 1\\ x_{B} & x_{B} & 1\\ x_{C} & x_{C} & 1 \end{vmatrix}$

Substituindo os valores:

$\acute{A}rea_{ABCDE}=\frac{1}{2}\cdot \begin{vmatrix} -2 & 0 & 1\\ 0 & f\left ( 0 \right ) & 1\\ -2 & f\left ( -2 \right ) & 1 \end{vmatrix}+\frac{1}{2}\cdot \begin{vmatrix} -2 & 0 & 1\\ 2 & 0 & 1\\ 0 & f\left ( 0 \right ) & 1 \end{vmatrix}+\frac{1}{2}\cdot \begin{vmatrix} 2 & 0 & 1\\ 2 & f\left ( 2 \right ) & 1\\ 0 & f\left ( 0 \right ) & 1 \end{vmatrix}$

$\acute{A}rea_{ABCDE}=\frac{1}{2}\cdot 2\cdot f\left ( -2 \right ) +\frac{1}{2}\cdot 4\cdot f\left ( 0 \right ) +\frac{1}{2}\cdot 2\cdot f\left ( 2 \right ) $

$\acute{A}rea_{ABCDE}=f\left ( -2 \right ) +2\cdot f\left ( 0 \right ) + f\left ( 2 \right )$

$\acute{A}rea_{ABCDE}=a^{-2} +2\cdot a^{0} + a^{2}$

$\acute{A}rea_{ABCDE}=a^{-2} + a^{2}+2$

Para melhor compreensão disponibilizo um applet do GeoGebra:




***

Não se esqueça que a matemática está em todo lugar! Aprecie!







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