Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

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Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas. A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas. O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações. Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra , Geometria Analítica , Funções e Trigonometria . Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas. Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sem

Questão 12 - Concurso Professor de Matemática - E.F. / EJA - Pref. de Francisco Dumont / MG - 2.016

Cargo: Analista Municipal III - Professor dos Anos Finais do Ensino Fundamental e do EJA - Matemática
Ano: 2016
Órgão: Prefeitura de Francisco Dumont / MG
Instituição: COTEC / UNIMONTES
Fonte: PCI Concursos


Se o sólido sombreado abaixo representa o tronco de um cone, então o seu volume é, em $cm^{3}$, igual a


A) $18 \pi$.

B) $16 \pi$.

C) $32 \pi$.

D) $28 \pi$.


Solução: (D)

O sólido sombreado é um tronco de cone.

Para resolver esta questão temos que calcular o volume do cone inteiro e subtrair o volume do cone menor (em branco na imagem).

Quando um plano corta um cone reto passando pelo vértice $V$ e pelo centro da base $O$, a face cortada apresenta a forma de um triângulo isósceles (vide Figura 1).

Figura 1: Triângulo Isóscele obtido quando um plano corta um cone reto passando pelo vértice $V$ e pelo centro da base $O$.

Analisando um corte realizado no cone reto do enunciado obtemos a Figura 2.

Figura 2: Análise da face cortada do cone apresentado no enunciado. 

Observe que aplicando o teorema de Thales podemos determinar a medida do raio menor, seguindo a relação:

$\frac{R_{maior}}{h_{maior}}=\frac{R_{menor}}{h_{menor}}$

Onde: $R_{maior}$ é o raio da base do cone maior, ou seja, 4 cm; $h_{maior}$ é a altura do cone maior, ou seja, 6 cm; $R_{menor}$ é o raio do cone menor, que precisamos determinar e $h_{menor}$ é a altura deste cone menor que mede 3 cm.

$\frac{4}{6}=\frac{R_{menor}}{3}$

$R_{menor}=2$

O volume do cone é dado pela fórmula:

$V_{cone}=\frac{1}{3}\cdot \acute{A}base \cdot altura$

$V_{cone}=\frac{1}{3}\cdot \pi \cdot R^{2} \cdot h$

Desta forma o volume do tronco de cone sobreado na imagem do enunciado é:

$V_{tronco \: c\hat{o}nico}=V_{cone\: maior}-V_{cone\: menor}$

$V_{tronco \: de \: cone}=\frac{1}{3}\cdot \pi \cdot \left (R_{maior} \right )^{2} \cdot h_{maior}-\frac{1}{3}\cdot \pi \cdot \left (R_{menor} \right )^{2} \cdot h_{menor}$

Substituindo os valores e calculando, obtemos:

$V_{tronco \: de \: cone}=\frac{1}{3}\cdot \pi \cdot 4^{2} \cdot 6-\frac{1}{3}\cdot \pi \cdot 2^{2} \cdot 3=32\cdot \pi-4\cdot \pi=28\cdot \pi$

Outra forma de resolver é lembra que a fórmula do volume de um tronco de cone é:

$V_{tronco \: de\: cone}=\frac{\pi \cdot h}{3}\cdot \left [ \left (R_{maior} \right )^{2}+(R_{maior})\cdot \left ( R_{menor} \right )+\left (R_{menor} \right )^{2} \right ]$

Onde $h$ é a distância entre os centros da base menor e da base maior.

Calculando, obtemos:

$V_{tronco \: de\: cone}=\frac{\pi \cdot 3}{3}\cdot \left [ \left (4 \right )^{2}+(4)\cdot \left ( 2 \right )+\left (2 \right )^{2} \right ]=\pi \cdot \left [ 16+8+4 \right ]=\pi \cdot 28= 28\cdot \pi$


***

Não se esqueça que a matemática está em todo lugar! Aprecie!







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