Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

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Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas. A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas. O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações. Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra , Geometria Analítica , Funções e Trigonometria . Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas. Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sem

Questão 03 – Vestibulinho Etec – Centro Paula Souza – 1° Semestre de 2.017


Leia o texto para responder às questões de números 01 a 03.




O conceito de segurança alimentar e nutricional, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), implica em promover o direito de todos os cidadãos ao acesso regular e permanente a alimentos.

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), em 2015, cerca de 800 milhões de pessoas no mundo sofriam de subnutrição. A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) estima que as perdas globais de alimentos e o desperdício cheguem a 1,3 bilhão de toneladas por ano – cerca de um terço da produção mundial de alimentos. Por isso, a redução das perdas e do desperdício deve ser uma prioridade global.

Alguns fatores contribuem para o agravamento dos casos de subnutrição, tais como a má distribuição de renda, os sistemas precários de distribuição de água e alimentos, os desastres naturais e a baixa escolaridade. Outro fator é a pouca ou nenhuma ingestão de alimentos, impossibilitando que, por exemplo, uma criança cresça e desenvolva o corpo e o cérebro, causando danos irreversíveis.

Os principais sinais da subnutrição são o emagrecimento excessivo, a incapacidade de crescer e de se desenvolver de acordo com a taxa esperada, mudanças de comportamento, alterações no cabelo e na cor da pele, entre outros.

A subnutrição também causa apatia, prostração e desmaios, já que o cérebro utiliza a glicose (carboidrato) como fonte de energia, e esse é o primeiro nutriente a faltar em uma dieta reduzida. Além disso, a subnutrição também pode causar uma série de outras doenças, como o raquitismo, o escorbuto, dores de cabeça e a osteoporose, sendo ainda, uma das principais causas de morte de crianças em alguns países.

É preciso unir esforços para promover estilos de vida saudáveis, com respeito, inclusive, às dimensões culturais e regionais.

Campanhas de educação alimentar são uma responsabilidade social, e sua ação se insere no contexto do desenvolvimento sustentável.


http://tinyurl.com/jxajnjy Acesso em: 02.09.2016. Adaptado



Suponha que


• não ocorra, no mundo, o desperdício anual de alimento divulgado pela FAO, isto é, que todo esse alimento possa ser tratado e conservado para a alimentação humana; e


• todo esse alimento seja destinado a todas as pessoas subnutridas do mundo, de acordo com os dados da ONU.


Nessas condições, em 2015 (ano que teve 365 dias), a quantidade de alimento, em quilogramas, destinada, em média, por pessoa, por dia, estaria mais próxima de


(A) 8.

(B) 6.

(C) 4.

(D) 2.

(E) 1.



Solução: (C)



Segundo o texto "800 milhões de pessoas no mundo sofriam de subnutrição". O termo milhão, na forma cardinal, é igual a $1.000.000$, então, $800$ milhões pode ser escrito na forma cardinal $800.000.000$.


Temos também que "as perdas globais de alimentos e o desperdício cheguem a 1,3 bilhão de toneladas por ano". O termo bilhão, na forma cardinal, é igual a $1.000.000.000$, então $1,3$ bilhão pode ser escrito na forma cardinal $1.300.000.000$.


Calculando a razão entre a quantidade de alimentos pelo número de pessoas, temos:


$\frac{1.300.000.000}{800.000.000}=\frac{13}{8}=1,625$


Então cada pessoa receberia anualmente $1,625$ toneladas de alimentos.


Conforme o enunciado devemos calcular o peso em quilograma por dia. $1$ tonelada equivale a $1.000$ quilos, desta forma $1,625$ equivale a $1.625$ quilos.


Determinando a razão entre a quantidade de alimento pelo número de dias no ano, temos:


$\frac{1.625}{365}=4,452054795... \cong 4$


Se o alimento desperdiçado fosse tratado e conservado para alimentação humana as 800 milhões de pessoas desnutridas poderiam receber diariamente cerca de $4$ quilogramas de alimentos.








Referência de Estudo
Disciplina
Série / Ano
Bimestre
Matemática
Conteúdo: Números.
5ª / 6°
Matemática
Conteúdo: Números / Relações.
5ª / 6°
Fonte:São Paulo (Estado) Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Matemática e suas tecnologias / Secretaria da Educação; coordenação geral, Maria Inês Fini; coordenação de área, Nilson José Machado. – 1. ed. atual. – São Paulo : SE, 2011.











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Não se esqueça que a matemática está em todo lugar! Aprecie!







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