Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

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Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas. A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas. O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações. Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra , Geometria Analítica , Funções e Trigonometria . Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas. Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sem

Questão 22 – Vestibulinho Etec (1° prova) – Centro Paula Souza – 2° Semestre de 2.009

Por recomendação médica, Maria deve tomar algumas doses de um determinado antibiótico.


Na figura, o gráfico representa as concentrações do antibiótico, medidas em miligramas por litro de sangue, durante as doze primeiras horas após Maria tomar a primeira dose do medicamento.







Analisando o gráfico, pode-se concluir que, no período considerado,


(A) três horas após a administração da primeira dose do antibiótico, ocorreu o menor valor da concentração.

(B) ao final da segunda hora, a concentração de antibiótico no sangue de Maria é maior que 5,5 mg/L.

(C) ao final da sétima hora, a concentração de antibiótico no sangue de Maria é maior que 2 mg/L.

(D) no intervalo entre 1 h e 2 h, a concentração de antibiótico no sangue de Maria aumentou.

(E) no intervalo entre 3 h e 4 h, a concentração de antibiótico no sangue de Maria aumentou.



Solução: (D)



Analisando cada alternativa:


(A) três horas após a administração da primeira dose do antibiótico, ocorreu o menor valor da concentração.


Figura 1: Concentração após 3 horas.



A Figura 1 mostra que após 3 horas temos o maior valor da concentração do antibiótico, então a alternativa está incorreta.


(B) ao final da segunda hora, a concentração de antibiótico no sangue de Maria é maior que 5,5 mg/L.



Figura 2: Concentração ao fim de 2 horas.



A Figura 2 mostra que ao final de 2 horas (portanto próximo de 3 horas temos o valor da concentração do antibiótico é maior que 5,0 mg/L, entretanto é menor que 5,5 mg/L, então a alternativa está incorreta.


(C) ao final da sétima hora, a concentração de antibiótico no sangue de Maria é maior que 2 mg/L.



Figura 3: Concentração ao final de 7 horas.



A Figura 3 mostra ao final de 7 horas temos o valor da concentração do antibiótico menor que 2,0 mg/L, então a alternativa está incorreta.


(D) no intervalo entre 1 h e 2 h, a concentração de antibiótico no sangue de Maria aumentou.



Figura 4: Concentração entre 1 horas e 2 horas.



A Figura 4 mostra um aumento da concentração do antibiótico, então a alternativa está correta.


(E) no intervalo entre 3 h e 4 h, a concentração de antibiótico no sangue de Maria aumentou.



Figura 5: Concentração entre 3 horas e 4 horas.



A Figura 5 mostra uma diminuição na concentração do antibiótico, então a alternativa está incorreta.








Referência de Estudo
Disciplina Série / Ano Bimestre
Matemática
Conteúdo: Números / Relações.
5ª / 6°
Fonte:São Paulo (Estado) Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Matemática e suas tecnologias / Secretaria da Educação; coordenação geral, Maria Inês Fini; coordenação de área, Nilson José Machado. – 1. ed. atual. – São Paulo : SE, 2011.











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Não se esqueça que a matemática está em todo lugar! Aprecie!







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