Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

Imagem
Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas. A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas. O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações. Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra , Geometria Analítica , Funções e Trigonometria . Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas. Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sem

Questão 37 - Vestibulinho Etec - 1° Semestre - 2.015

Designed by creativeart / Freepik
A mostra “Castelo Rá-Tim-Bum – A exposição” recriou o famoso castelo, em homenagem ao programa infantil da TV Cultura o qual completou 20 anos do início de sua veiculação em 2014. Essa mostra foi inaugurada em julho, no Museu da Imagem e do Som (MIS), localizado na cidade de São Paulo, obtendo enorme sucesso de público.

Os ingressos, vendidos na bilheteria do Museu, são de R\$ 10,00 (inteira) e R\$ 5,00 (meia). Para menores de cinco anos, o ingresso é gratuito.


Admita que no dia da inauguração da exposição:

● ingressaram 1 700 visitantes;

● entre esses visitantes, 150 eram menores de cinco anos;

● a arrecadação total foi de R$ 12.500,00;

● todos os visitantes pagantes adquiriram os ingressos exclusivamente na bilheteria do MIS; e

● com exceção das crianças menores de 5 anos, os demais visitantes pagaram ingresso.



Assim sendo, pode-se concluir que a quantidade de visitantes que pagou meia entrada nesse dia foi de




(A) 600 pessoas.

(B) 650 pessoas.

(C) 700 pessoas.

(D) 750 pessoas.

(E) 800 pessoas.



Solução: (A)












REFERÊNCIAS PARA ESTUDO
DISCIPLINA SÉRIE / ANO BIMESTRE
Matemática
Conteúdo: Números
6ª / 7º
Matemática
Conteúdo: Números / Relações
7ª / 8º
Fonte: São Paulo (Estado) Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Matemática e suas tecnologias / Secretaria da Educação; coordenação geral, Maria Inês Fini; coordenação de área, Nilson José Machado. – 1. ed. atual. – São Paulo : SE, 2011.













***

Não se esqueça que a matemática está em todo lugar! Aprecie!







SIGA NAS REDES SOCIAIS




luizfbsampaio@gmail.com

Comentários

Latex Editor (Equações Matemáticas)

Postagens mais visitadas deste blog

Adição ou Subtração de 2 Frações: o Método da Borboleta

Origami Modular: Hexaedro Regular

Sistema de Equações Ilustradas

Seguidores