Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

Imagem
Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas.


A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas.


O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações.


Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra, Geometria Analítica, Funções e Trigonometria.



Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas.


Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sempre bom estar preparado.�…

Reflexão: Ao prestar um concurso

"Há uma diferença entre interesse e compromisso. Quando você está interessado em fazer alguma coisa, você só faz quando for conveniente. Quando está comprometido com alguma coisa, você não aceita desculpas, só resultados".
Kenneth Blanchard



Prestar um concurso público (ou vestibular) é um desejo de valor.

A primeira tarefa é precisamente consolidar o desejo.

Depois, faça um inventário sobre suas características como estudante: capacidade de concentração e de aprendizagem. Anote suas dificuldades. Observe seus pontos fortes. Planeje fazer o melhor.

Avise a família e/ou os amigos que você vai se concentrar nos estudos. Peça o apoio deles. Peça as orações deles por você.

Então, escolha o âmbito do concurso (federal, estadual ou municipal). Em seguida, veja em que áreas há ofertas. Escolha o concurso. Verifieuqe as datas previstas e locais onde será realizado.

Organize sua agenda. Escolha um lugar próprio para estudar (em sua casa ou numa biblioteca, por exemplo). Reúna os recursos necessários (livros, sites, etc) e estude. Estude muito. Prepare-se. Prepare-se muito.

Prestar um concurso é como construir uma torre, segundo o ensino de Jesus:

28 “Pois quem começaria a construção de uma torre sem primeiro fazer os cálculos e depois verificar se tem dinheiro suficiente para completá-la?
29 De outra forma só poderia completar os alicerces e não completaria a obra, e todos os que vissem o que aconteceu iriam rir dele e dizer:
30 ‘Estão vendo aquele sujeito ali? Começou aquela construção e ficou sem dinheiro para terminá-la!’

João 14: 28-30


Bons estudos!



Fonte: AZEVEDO, Israel Belo de. Bom Dia - Amigo. São Paulo: Alo Vereda, 2.015.









***

Não se esqueça que a matemática está em todo lugar! Aprecie!







SIGA NAS REDES SOCIAIS




luizfbsampaio@gmail.com
Postar um comentário

Latex Editor (Equações Matemáticas)

Postagens mais visitadas deste blog

Teste de Inteligência?

Qual é a diferença entre um Número e um Algarismo?

Adição ou Subtração de 2 Frações: o Método da Borboleta

Seguidores

Google+ Followers