Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

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Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas.


A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas.


O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações.


Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra, Geometria Analítica, Funções e Trigonometria.



Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas.


Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sempre bom estar preparado.�…

Avaliação Diagnóstica de Geometria Analítica





(1) Encontre uma equação para a reta que passa pelo ponto $\left (1, -5 \right )$ e:


(a) tem inclinação $-3$.

(b) é paralela ao eixo $x$.

(c) é paralela ao eixo $y$.

(d) é paralela a reta $2x-4y=3$.



(2) Encontre uma equação para a circunferência que tem centro $\left (-1, 4 \right )$ e passa pelo ponto $\left (3, -2 \right )$.



(3) Encontre o centro e o raio da circunferência com equação $x^{2}+y^{2}-6x+10y+9=0$.



(4) Sejam $A=\left (-7, 4 \right )$ e $B=\left (5, -12 \right )$ pontos de um plano:


(a) encontre a inclinação da reta que contém a $A$ e $B$.

(b) encontre uma equação da reta que passa por $A$ e $B$. Quais são os pontos em que a reta cruza com os eixos $x$ e $y$.

(c) encontre o ponto médio do segmento $\overline{AB}$.

(d) encontre o comprimento do segmento $\overline{AB}$.

(e) encontre a equação da reta perpendicular aos segmento $\overline{AB}$.

(f) encontre a equação da reta perpendicular aos segmento $\overline{AB}$.



(5) Construa a região do plano $x\; y$ definida pela equação ou pela desigualdade:


(a) $-1\leq y \leq 3$

(b) $\left | x \right | < 4y \left | y \right | < 2$

(c) $y < 1-\frac{1}{2}x$

(d) $y\geq x^{2}-1$

(e) $x^{2}+y^{2} < 4$

(f) $9x^{2}+16y^{2}=144$





Respostas da Avaliação de Funções
[clique na imagem para ver a resposta]





***

Não se esqueça que a matemática está em todo lugar! Aprecie!







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